Sambódromo terá posto de atendimento
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) preparou um esquema para a realização de atendimentos de urgência e emergência durante os eventos públicos de carnaval. Equipes médicas farão plantões no Sambódromo para prestar os primeiros socorros durante os três dias das folias de carnaval e também nos dois dias de Carnaboi. O trabalho terá o apoio de ambulâncias que ficarão em pontos estratégicos para os atendimentos necessários durante a festa.
Um posto de atendimento de urgência será montado no Sambódromo. No local, equipes médicas formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ficarão de plantão para os atendimentos de pequenas urgências. Os plantões no Sambódromo serão de 12h, com início às 19 horas.
Duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ficarão em pontos estratégicos e serão utilizadas no transporte de pacientes para outros locais de atendimento, em casos mais graves.
As unidades de referência para receber esses casos serão o SPA Alvorada, para atendimento dos casos de baixa e média complexidade, e os pronto-socorros 28 de Agosto e João Lúcio, para onde serão encaminhados os problemas de maior complexidade.
Problemas mais comuns
Os problemas de saúde mais comuns em eventos de grande participação popular, como o Carnaval, são decorrentes, principalmente, do excesso de bebidas alcoólicas, conforme explica o secretário de estado da saúde Agnaldo Costa. Casos como hipoglicemia (baixa do índice de açúcar no organismo), queda de pressão arterial, e pequenos acidentes, como contusões e cortes superficiais, são os casos mais frequentes nesses eventos. Para que a população aproveite melhor as festividades, sem correr riscos de problemas de saúde, o secretário aconselha o consumo moderado de álcool, assim como evitar sua associação com estimulantes e energizantes.