Concursados terão avaliação de desempenho
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está iniciando o processo de avaliação de desempenho dos profissionais aprovados no concurso público realizado em 2005 e que completaram o período legal de estágio probatório, três anos de atividades profissional na sede ou nas unidades de saúde da rede estadual.
O Instituto Superior de Administração e Economia (Isae/FGV) foi contratado pela secretaria para auxiliar o Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) na elaboração do manual de avaliação dos profissionais e também para definir os indicadores que serão avaliados. A aprovação no estágio probatório garante a estabilidade do profissional no serviço público.
Segundo a diretora do DGRH, Alzenir Edwards, a equipe do Isae está trabalhando na primeira etapa do processo que consiste na análise da legislação trabalhista, buscando as especificidades do setor saúde, e realizando o estudo, para indicar as ferramentas que deverão ser utilizadas na avaliação dos profissionais. “Tudo será feito respeitando a legislação trabalhista e o estatuto do servidor público estadual”, declara.
A diretora destaca ainda que para definição dos indicadores que serão avaliados será considerada a área de atuação de cada profissional. “Nós temos pessoas que trabalham nos setores administrativos da sede e outras no atendimento aos pacientes nas unidades de saúde, e os critérios precisam estar condizentes com a realidade profissional de cada servidor”, destaca.
A segunda etapa do processo será composta de uma capacitação e sensibilização interna com os gerentes e chefes de departamentos da secretaria para que estes possam implantar e executar a avaliação dos concursados. “Nós queremos que os nossos servidores entendam a importância desse processo e participem ativamente dele”, destaca Edwards. As próximas etapas correspondem à elaboração dos instrumentos de avaliação e das diretrizes utilizadas na avaliação.
Ainda de acordo com a diretora, o Sistema de Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório tem como objetivo principal verificar a eficiência e a eficácia do profissional no desenvolvimento de suas atividades. “É importante que as pessoas vejam esse processo como algo positivo que deverá proporcionar a melhoria do sistema como um todo”, informa.
No concurso, realizado em maio de 2005, o Governo do Estado ofereceu 10,2 mil vagas para complementar o quadro de servidores da saúde na capital e em todos os municípios do Amazonas. Mais de 60% dos aprovados já tomaram posse.
_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br