Governo reinaugura Caimi Paulo Lima

O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Paulo Lima, referência para o atendimento dos usuários do SUS que têm acima de 60 anos e residem na zona Sul, foi reestruturado e já está funcionando em novas instalações.

A inauguração oficial da nova estrutura foi feita pelo governador Eduardo Braga na tarde desta segunda-feira (22), seguida de uma comemoração natalina que reuniu mais de 300 usuários da unidade e moradores do bairro Colônia Oliveira Machado, onde o Caimi está instalado. A programação, que atendeu sugestão dos idosos, incluiu oração de Natal feita pelo Padre João, da Paróquia de Santa Luzia, baile dançante e distribuição de brindes.

O governador destacou que o novo Caimi vai grrantir mais conforto aos idosos e que reforça a rede de assistência especializada à terceira Idade, que pode contar também com centros de convivência e delegacia especial.

De acordo com a diretora do Caimi Paulo Lima, Meire Jane Cardoso de Queiroz, a unidade atende mensalmente cerca de 5 mil idosos que têm acesso a consultas médicas, vacinação, exames de diagnóstico e prevenção, serviços complementares e atividades de apoio.

A diretora informa que os serviços foram ampliados e a partir de agora o Caimi irá a oferecer 11 especialidades médicas – cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, urologia e radiologia, além contar com serviços novos, como fonoaudiologia, assistência farmacêutica especializada e hidroterapia aquecida. Também foram instalados novos e mais modernos equipamentos para os exames de raio X e eletrocardiografia. Foram contratados novos profissionais nas áreas de medicina, assistência social, nutrição e fisioterapia.

Sete oficinas, utilizadas como apoio à melhoria da saúde e qualidade de vida do idoso são mantidas no Caimi e duas novas serão implantadas em 2009. No geral a unidade passará a oferecer as oficinas da Memória, Cuidando do Cuidador. Educação em Saúde, Jornal Meu Velho Amigo, Nutrição, Coração, Fé e Chame a Vida.

O Caimi Paulo Lima e os outros dois Caimis da rede estadual – Ada Viana e André Araújo – foi reformado e adequado para melhores condições de acolhimento e atendimento humanizado, atendendo às diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo gerenciamento das unidades, e do Conselho de Desenvolvimento Humano, que realiza o acompanhamento da assistência aos usuários.

Além da assistência médica, as três unidades oferecem serviços complementares como fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e hidroterapia.

Visando maior comodidade e bem-estar aos usuários, as áreas comuns, recepção, consultórios e salões de atividades complementares receberam novas cores, grandes painéis fotográficos e melhores condições de acesso.

O secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, explica que os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade têm o objetivo de promover a saúde do idoso e evitar o agravamento das doenças daqueles que já apresentam problemas. “O acompanhamento é integral, ou seja, além do médico oferecemos assistência multidisciplinar, visando o bem-estar físico e emocional dos nossos idosos”.

Para ter acesso ao Caimi, é necessário apenas que o usuário procure a unidade, faça um cadastro e consulte o calendário de atividades e serviços médicos.

_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br