Militares darão apoio ao combate à dengue

Cinqüenta militares da Marinha e Aeronáutica receberão treinamento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) para dar apoio às ações de combate à dengue em Manaus. O treinamento inclui a parte teórica e prática e os profissionais serão capacitados para atuar na eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, e também para orientar a população sobre as formas de prevenção. A capacitação acontece nesta quinta e sexta-feira, no auditório do 7º Comando Militar da Aeronáutica (Comar).

De acordo com o diretor técnico da FVS, Bernardino Albuquerque, os militares receberão as principais informações sobre a doença, a forma de transmissão, a identificação dos criadouros do mosquito e as formas de prevenção. “A informação é a melhor arma da prevenção, por isso nós temos a preocupação de que as pessoas conheçam todo o processo para trabalhar de forma correta”, informa.

O diretor destaca que a parte prática do treinamento será realizada no ambiente das vilas militares e que serão feitas visitas domiciliares para verificação da presença de criadouros do mosquito, com foco na eliminação desses criadouros e também na orientação da população sobre os cuidados preventivos. “A população deve ser orientada a cuidar do seu espaço particular e contribuir no combate à doença”, explica.

O treinamento dos militares faz parte das ações da Operação Impacto contra a Dengue, desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Manaus e com o apoio das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e órgãos da indústria e do comércio.

Segundo Albuquerque, no mês de janeiro, quando terá início a segunda parte do plano, com a intensificação das visitas domiciliares nos bairros com maior incidência do mosquito, os militares irão atuar em conjunto com as equipes de agentes de endemias da FVS. “Eles ficarão a nossa disposição e irão trabalhar conosco no dia-dia”, informa.

No total 340 militares do Exército, Marinha, Aeronáutica e Bombeiros estarão dando apoio às ações desenvolvidas pela FVS para combater à dengue em Manaus, até o final da Operação Impacto, previsto para maio de 2009.

De janeiro a outubro deste ano foram registrados 7.906 casos, sendo que 90% ocorreram somente entre janeiro e abril. As reduções foram significativas a partir de maio, quando houve 452 notificações. Em junho e julho foram menos de 150 casos por mês e em outubro houve apenas três casos confirmados, apontando redução de 90% em relação ao segundo semestre do ano passado.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327