PlanejaSUS dá suporte às ações de saúde

Com o objetivo de promover a gestão articulada, contínua, integrada e solidária do Sistema Único de Saúde (SUS) entre as esferas federal, estadual e municipal, o Ministério da Saúde está promovendo a implantação em todo o país do sistema PlanejaSUS, que prevê a participação efetiva de técnicos da área de planejamento nas decisões políticas dos gestores da saúde.

As diretrizes do novo sistema apontam para o planejamento das ações de saúde, tendo como ponto de partida as diversidades e peculiaridades existentes em cada esfera da gestão. “Essa é mais uma ferramenta que deverá contribuir para consolidar o SUS e também para dar maior resolutividade e qualidade ao sistema e aos serviços oferecidos aos usuários”, destaca a diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radja Lopes.

O sistema está em fase de implantação no estado. A primeira etapa, atualmente em andamento, consiste na realização de cursos de capacitação profissional para os técnicos que deverão trabalhar com o sistema. “Nesses cursos as pessoas tomam conhecimento dos instrumentos legais, previstos pelo Ministério da Saúde, que devem ser utilizados no planejamento das ações de saúde”, informa a diretora.

Ela disse ainda que durante o curso os técnicos são orientados sobre a importância do planejamento das ações para que se possam atingir as metas. Em todo o estado mais de 30 técnicos, das secretarias municipais e estadual, já foram capacitados e estão aptos a trabalhar com o PlanejaSUS.

Segundo a diretora, a meta a partir de agora é trabalhar para que todas as secretarias municipais tenham em sua estrutura a área técnica de planejamento e que pessoas qualificadas estejam atuando nessas áreas, dando suporte aos gestores. “Isso traria mais qualidade ao sistema como um todo, uma vez que todas as ações passam pelo planejamento”, enfatiza.
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327