Susam realiza blitz na zona Leste contra a Aids

Principal arma no combate à transmissão do HIV, o uso do preservativo será o foco da mobilização que a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promove a partir sexta-feira (27) para marcar o 1º de Dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. Aberta com uma blitz na zona Leste da capital, a programação segue até a próxima sexta-feira, com a realização de diversas atividades, dentre as quais distribuição de material informativo e caminhada no centro de Manaus. A programação é coordenada pela Área Técnica de DST/Aids.

A blitz educativa que abre a semana de atividades será realizada a partir das 16 horas na alameda Cosme Ferreira, em área próxima à maternidade Ana Braga. Uma equipe de técnicos da Secretaria irá abordar pedestres e veículos para destacar a importância do uso do preservativo por pessoas de todas as idades, incluindo os maiores de 50 anos, faixa etária na qual os casos de HIV/Aids vêm aumentando nos últimos anos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

No domingo (30) será celebrada uma missa, às 7h30 na Igreja da Matriz e a partir das 9 horas haverá panfletagem na avenida Eduardo Ribeiro. No dia 1º, segunda-feira, uma caminhada irá simbolizar a luta contra o preconceito e em favor da solidariedade com os que convivem com o vírus HIV. A caminhada terá como ponto de partida a Praça da Matriz, às 17 horas, e seguirá pela avenida Eduardo Ribeiro para a Praça do Congresso.

Uma audiência pública para tratar do controle e prevenção do HIV/Aids será realizada na Assembléia Legislativa do Amazonas, no dia 2 de dezembro, às 13 horas.

Além de destacar a importância do preservativo como a mais eficaz forma de proteção ao HIV e às doenças sexualmente transmissíveis em todas as idades, a mobilização pelo Dia Mundial da Aids irá destacar a necessidade do diagnóstico e tratamento precoces como garantia de mais qualidade de vida. “Por este motivo estamos incentivando a testagem para HIV durante a próxima semana”, destaca o secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa. O teste é oferecido gratuitamente em 30 unidades de saúde da capital e em todos os municípios do interior, sendo que 24 deles já adotam o teste rápido, evitando o envio de amostras para Manaus.

Para se submeter ao teste, basta procurar uma das unidades habilitadas. Antes da coleta de sangue, é realizada uma sessão de aconselhamento com psicólogos ou assistentes sociais. O resultado é entregue em 20 dias.

Desde 1986, quando foi registrado o primeiro caso de HIV no Estado, até a primeira quinzena de novembro deste ano houve 4.048 notificações, das quais 88,5% em Manaus, de acordo com o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). Já há casos registrados em 47 dos 61 municípios do interior, com maior concentração em Parintins, tabatinga, Itacoatiara, Tefé e Manacapuru.

Os homens ainda representam o maior número de casos (68,4%) e as faixas etárias mais acometidas são a de 20 a 29 anos (37,8%) e a de 30 a 39 anos (36,3%), o que significa que 74% das pessoas adquire o HIV na juventude.

____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br