Saúde em Casa promove ciclo de palestras

O Programa Saúde em Casa, da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promove no dia 28 de novembro o I Ciclo de Palestras para discutir os desafios do atendimento domiciliar para pacientes especiais. O evento marca o aniversário de cinco anos de funcionamento do programa e é destinado aos profissionais da rede estadual de saúde em geral.

As palestras serão proferidas por profissionais da Susam e têm o objetivo de atualizar as equipes com relação às novas diretrizes criadas pelo Ministério da Saúde para o funcionamento do serviço. Também serão abordados assuntos como a terapia nutricional, prevenção e tratamento da úlcera e acompanhamento médico, oferecidos no atendimento domiciliar.

O Saúde em Casa é um programa do Governo Estadual que oferece assistência médica e ambulatorial em domicílio para pacientes estáveis e que sejam portadores de seqüelas decorrentes de doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), mal de Parkinson e Alzheimer, traumatismo crânio-encefálico ou raquimedular e outras doenças em estágios que permitem a continuidade do tratamento em casa.

Segundo a coordenadora do programa, Josélia Maciel, são atendidos 20 pacientes por mês, com visitas domiciliares semanais. Durante as visitas a equipe do programa realiza o atendimento oferecendo serviços como a consulta médica, a orientação psicológica para o paciente e familiares e a avaliação nutricional, atividades de fisioterapia, entre outros.

Para os pacientes que precisam também são oferecidos os serviços de enfermagem como curativos, verificação da pressão arterial e o teste de glicemia. O programa também viabiliza a aquisição de materiais, como colchões e camas especiais, para melhor acomodação do paciente.

Além disso, são fornecidos fraldas geriátricas, materiais para os curativos e alimentação especial, para os que precisam se alimentar através de sonda. “Nós procuramos oferecer um serviço completo, para que o paciente possa ter sua saúde restabelecida o mais rápido possível”, informa a coordenadora.

Segundo Josélia as equipes que fazem o atendimento domiciliar são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes social, nutricionistas e fisioterapeutas. Ela informa ainda que a solicitação de cadastro de um paciente para atendimento pelo projeto é feita por uma unidade de saúde, através de requisição médica e que o paciente só é desligado do programa quando recebe alta médica.

______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br