Amazonas lança plano para controlar dengue

O Amazonas colocará em prática, pela segunda vez desde o início deste ano, um plano de ações integradas para controlar a dengue e evitar uma epidemia da doença nos meses de maior risco de transmissão – entre dezembro e maio. O plano, chamado Operação Impacto contra a Dengue, será coordenado pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus, e contará com o apoio das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e órgãos da indústria e do comércio.

As estratégias de ação foram apresentadas nesta quinta-feira (20/11) em reunião realizada na sede do Distrito de Saúde da zona Oeste, da qual participaram os secretários de saúde do Estado e do município de Manaus, Agnaldo Costa e Jesus Pinheiro, respectivamente, o secretário de estado adjunto de Assistência à Saúde da capital, Tancredo Soares, os diretores da Fundação de Vigilância em Saúde, Evandro Melo e Bernardino Albuquerque, e o Comandante Major Danísio Valente, do Corpo de Bombeiros, além de técnicos das duas esferas de governo.

A Operação prevê medidas de prevenção em cinco frentes prioritárias: combate ao mosquito Aedes aegypti na fase larvária e adulta; recolhimento de lixo e entulhos; educação em saúde e mobilização da população; e controle de empreendimentos de risco. Serão atingidos todos os bairros de Manaus com prioridade para os que apresentam maiores índices de infestação de mosquitos e maior número de casos da doença. No total, as ações irão abranger 111 mil imóveis localizados nas áreas de risco, onde residem ou trabalham 490 mil pessoas.

As ações serão intensificadas em dezembro para que a cidade esteja preparada para o período de intensificação das chuvas. É neste período que as águas se acumulam e os mosquitos se desenvolvem, aumentando as chances de transmissão da dengue.

Além dos agentes de endemias, a Operação vai contar com militares das Forças Armadas e Corpo de Bombeiros, no total de 420 pessoas envolvidas diretamente nas ações de campo. Devem ser aplicados somente nos custos operacionais do plano aproximadamente R$ 300 mil.

Mais de 40 localidades apresentam risco de transmissão

Para definir as ações e as áreas prioritárias para o controle da dengue, a Fundação de Vigilância em Saúde considerou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre 13 e 30 de outubro em Manaus.

O estudo mostrou que oito dos 55 estratos (bairros e localidades) mapeados na capital apresentam alto risco de contaminação por dengue. Os bairros têm índice de infestação predial (imóveis onde foram encontrados depósitos com condições propícias ao desenvolvimento das larvas do mosquito) superior a 5%. Destes, quatro estratos são da zona Leste (São José I, II e III e Jorge Teixeira I, II IV); dois estão na zona Norte (Colônia Santo Antônio e Novo Israel); um estrato está na zona Centro-Sul (Aleixo e Adrianópolis) e o outro na zona Sul (Morro da Liberdade, São Lázaro e Betânia).

Outros 35 estratos também apresentam risco, embora o índice de infestação seja menor – superior a 1% e menor que 5%. Em 13 localidades, o risco é baixo.

Os recipientes predominantes nos bairros que apresentam risco de infestação são os de armazenamento doméstico como tonéis, tambores, barris, filtros e potes e o lixo doméstico, composto por garrafas, plásticos e latas, além de sucatas e entulhos de construção.

Risco – De acordo com o Ministério da Saúde, o Amazonas está entre os estados brasileiros onde há risco de uma epidemia de dengue. O Estado tem os três sorotipos em circulação e poucos casos registrados nos últimos anos, o que coloca a população em situação de maior vulnerabilidade. Além disso, a proximidade e o grande fluxo de pessoas com a Venezuela trazem o risco de introdução do vírus 4 da dengue, já em circulação naquele país.

De janeiro a outubro deste ano foram registrados 7.906 casos, sendo que 90% ocorreram somente entre janeiro e abril. As reduções foram significativas a partir de maio, quando houve 452 notificações. Em junho e julho foram menos de 150 casos por mês e em outubro houve apenas três casos confirmados, apontando redução de 90% em relação ao segundo semestre do ano passado.

Sábado é o Dia D de Combate à Dengue

A primeira grande ação da Operação Impacto contra a Dengue será a realização do Dia D de combate à Dengue, programado para o próximo sábado, 22. A abertura do evento será na Praça do Prosamim, Conjunto Residencial Prof. Jefferson Peres, Bairro Santa Luzia, e atividades de esclarecimento, prevenção e controle da dengue ocorrerão simultaneamente na Zona Norte (Centro de Convivência da Família “Padre Pedro Vignola”), na Zona Oeste (Centro Comercial Campos Elíseos) e na Zona Leste (Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira). O objetivo do Dia D é chamar a atenção da população para o risco e a gravidade da dengue e incentivar medidas de prevenção.
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327