Prosad comemora 15 anos

O Programa de Saúde do Adolescente (Prosad), implantado na Policlínica Codajás, vai comemorar 15 anos na próxima sexta-feira (31). O projeto foi criado pelo Ministério da Saúde em 1993 com a finalidade de promover a saúde do adolescente na faixa de 10 a 19 anos, mas desde 2005 atende também ao jovem adulto de 20 a 24 anos. Cerca de 600 adolescentes participam do Programa todos os meses.

Coordenadora do Prosad desde a implantação, Magali Menezes destacou a importância do projeto pioneiro na rede estadual de saúde. “O programa é importante porque tem como proposta a prevenção, promoção e orientação ao adolescente, pois é nessa fase que poderão acontecer distúrbios que poderão perdurar pelo restante de sua vida”, disse.

Os adolescentes recebem orientações e informações educativas através de ações grupais com apresentações de filmes, atividades lúdicas e dinâmicas, voltadas para os temas: crescimento e desenvolvimento, sexualidade, DSTs e AIDS, drogas, gravidez precoce, aborto, violência, dentre outros. Eles são acompanhados por profissionais das diversas áreas da saúde como médicos, psicólogos, enfermeiros, pedagogos, técnicos de enfermagem e um agente administrativo.

Uma vez por semana os adolescentes participam de atividades educativas e a cada mês ocorre reunião com os com pais ou responsáveis, a fim de permitir aos mesmos conhecimento mais amplo sobre as experiências na adolescência e esclarecer dúvidas recorrentes no dia-a-dia dos jovens.

Além disso, são desenvolvidas atividades culturais e de lazer para adolescentes que freqüentam o programa. Os jovens são levados a teatros, passeios, visitas, passeatas, balneários e ação global, por meio da iniciativa chamada Extra-Prosad.

“O Prosad é uma escola para toda a vida e isso conta muito no nosso desenvolvimento. Aqui ganhei uma família”, declarou a estudante Sansuray Brandão, 19, que conheceu o programa por meio de uma amiga e hoje é também uma adolescente-multiplicadora.

O Prosad trabalha em parceria com a família, escola e conselho tutelar, visando dar qualidade de vida para o adolescente. Qualquer pessoa com idade entre 10 e 24 anos pode participar. Os documentos exigidos para inscrição são cópia da certidão de nascimento ou RG, comprovante escolar, cartão de vacina e uma foto.

Período da vida – A adolescência é descrita pela Organização Mundial de Saúde como a fase que vai dos 10 aos 19 anos. Pelo Estatuto da Criança e Adolescente, começa aos 12 e vai até os 18 anos. Neste período da vida, acontecem diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais.

Segundo dados do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Amazonas aproximadamente 657 mil jovens com idade entre 12 e 17 anos, totalizando 19% da população, estimada em 3,5 milhões de habitantes.

___________________________________
Policlínica Codajás
Assessoria de Comunicação – (92) 3612-4477
Anderson Vasconcelos, (92) 9903-8877
André Moreira, (92) 9141-0737