Policlínica promove Jornada do Servidor

A expectativa da implantação do Complexo Regulador do Amazonas, sistema que vai permitir maior agilidade na marcação de exames e consultas, foi destaque na abertura da 1ª Jornada do Servidor Público, nesta quarta-feira (22), na Policlínica Codajás. O evento contou com diversos outros temas relacionados à assistência ao usuário do SUS e ao papel do servidor da saúde, e foi encerrado na manhã de hoje (23).

Constituído de um sistema de dados que propicia a marcação de procedimentos de saúde de média complexidade a partir da unidade de saúde onde foi feito o primeiro atendimento ao usuário, o Complexo vai gerar benefícios tanto aos pacientes quanto aos servidores da rede, conforme a coordenadora do projeto de implantação do Complexo Regulador do Amazonas, Maria Artemisa Barbosa.

“Esse sistema vai garantir mais agilidade de atendimento ao usuário, previsto para ser executado no tempo médio de três minutos, sem a necessidade de deslocamento por várias unidades para marcar uma consulta, por exemplo. Por outro lado, os servidores das unidades agora poderão, por meio de informações e com o aval do médico regulador, qualificar a demanda, definindo o atendimento por critério de prioridade”, afirma.

De acordo com a coordenadora, com o Programa de Regulação o Estado do Amazonas manifesta o compromisso de implementar as ações definidas pela política de saúde. “O Complexo vai ainda garantir suporte à descentralização das ações de gestão e gerenciamento, além de permitir mais equidade no acesso à saúde”, ressalta.

A previsão é que o Sistema Regulador comece a funcionar a partir da segunda quinzena de novembro nas unidades credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades passam a receber novos equipamentos a partir do próximo mês. “O novo sistema vai interferir, inclusive, na cultura da população, que não vai mais precisar ir à Policlínica Codajás para marcar consulta especializada”, disse a representante da Secretaria Executiva de Assistência á Saúde da Capital da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Sandra de Lima Braga.

Para a diretora-geral da Policlínica Codajás, Joselita Nobre, o Sistema Regulador é uma iniciativa que possibilita mais qualidade à prestação de serviços na unidade. “A inclusão do tema nessa primeira Jornada é oportuno para melhorar as atividades na instituição”.

No segundo dia, a 1ª Jornada do Servidor Público contou com a a palestra ‘O Ato Médico e o uso de Protocolos Clínicos’, ministrada pelo médico Nelson Fraiji, e com os temas ‘Regulação e Protocolos de Acesso’ e ‘A importância do uso do Protocolo Clínico na Agilidade do Atendimento ao Cliente’.

A estimativa da Policlínica é de que tenham participado da 1ª Jornada cerca de 400 servidores e convidados. “Grande parte dos profissionais da unidade teve participação ativa, uma vez que a Jornada também integrou a comemoração alusiva aos Dias do Fisioterapeuta (13), do Médico (18) e do Servidor Público, celebrado no próximo dia 28”, disse a psicóloga Lúcia Viana, uma das coordenadoras do evento.

_________________________________
Policlínica Codajás
Assessoria de Comunicação – (92) 3612-4477
Anderson Vasconcelos – (92) 9903-8877
André Moreira – (92) 9141-0737
comunicacao@policodajas.am.gov.br