Fundação Cecon amplia área de internação

Dois meses após a promessa do Governador Eduardo Braga de resolver em definitivo o problema da falta de profissionais especializados em oncologia pediátrica, a Fundação Cecon ocupou hoje (29/09) o 9º andar de seu prédio, onde passa a funcionar a ala pediátrica, com enfermarias, isolamentos, duas ludotecas e sala de psicoterapia.

As crianças começaram a ser transferidas às 10 horas e ao chegarem ao andar da Pediatria eram recebidas com muita alegria, pelos palhaços Chiclete e Batatinha, que distribuíram pirulitos e pipoca para os pequenos pacientes, sob os olhares atentos das médicas pediatras, que após supervisionarem o andar, fizeram questão de ressaltar a importância das crianças terem um andar só para elas, onde terão um acompanhamento mais eficaz, sem a necessidade de se deslocarem pelos outros andares do hospital junto com os pacientes adultos.

Nas ludotecas, que ficarão a cargo do projeto Amigos da Saúde, as crianças poderão assistir filmes e brincar com outras crianças, com a porientação de acadêmicos de psicologia e pedagogia. O objetivo das atividades lúdicas é incentivar a exteriorização dos sentimentos que as angustiam através de desenhos e pinturas, e favorecer a identificação de problemas emocionais que estejam sendo somatizados e interferindo no sucesso do tratamento.

De acordo com o diretor presidente da Fundação Cecon, João Batista Baldino, médico radioterapeuta com mais de 30 anos na luta contra o câncer, é extremamente gratificante poder proporcionar aos pacientes com câncer um tratamento mais humanizado, que resgate a dignidade e a fé dos doentes e também a de seus familiares, demonstrando a eles, através de um atendimento multidisciplinar eficiente, que não estão sozinhos na batalha contra o câncer. “Nós iríamos ativar a Enfermaria Infantil dentro da programação alusiva ao Dia das Crianças, mas a ansiedade foi tanta, que chegamos a conclusão que nossas crianças ficariam muito melhores se no dia delas já estivessem instaladas e recebendo um acompanhamento mais humano, abrangendo as atividades lúdicas necessárias para qualquer criança”, disse.

No próximo dia 10, com inicio às 9 horas, a Fundação Cecon estará realizando a festa do Dia das Crianças para 150 pacientes em tratamento do câncer e mais 50 crianças do Centrinho, que funciona na Fundação para tratamento de lábios leporinos e fissuras palatais. Na programação estão sessão de cinema com pipoca, onde será exibido o filme Kung Fu Panda, animação de palhaços, teatro de fantoches, lanche e distribuição de brinquedos que são arrecadados entre os próprios funcionários do hospital e seus amigos. As pessoas que quiserem contribuir podem entrar em contato pelos fones 36554758/36554600.

___________________________________________________
Assessoria de Comunicação da Fcecon
Fone: 3655-4758
E-mail: comunicacao@fcecon.am.gov.br
Site: https://www.fcecon.am.gov.br
Patricia Bartolotti 9985-9891
Pablo Cavalcante 9982-4613