Chuvas interrompem obra no João Lúcio

A obra de modernização do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, localizado na Zona Leste de Manaus, foram paralisadas durante a manhã desta sexta-feira (12) em decorrência da forte chuva que caiu sobre a cidade de Manaus.

Parte da área externa lateral do prédio onde funcionava o setor de registro de pacientes teve o telhado retirado para que possam ser construídos os pilares de sustentação da nova estrutura da unidade. A área estava protegida por uma lona que não foi suficiente para evitar a entrada de águas durante a chuva, impossibilitando o andamento dos trabalhos da obra. A área está totalmente desativada e nenhum paciente ou funcionário da unidade foi prejudicado por conta da chuva.

A conclusão da obra na parte lateral do prédio está prevista para dezembro deste ano. A modernização do Hospital inclui reformas e adaptações em todos os ambientes das alas clínica e cirúrgica, com a criação de 75 novos leitos, incluindo os de UTI, cuja capacidade será aumentada em mais de 100%. Para a realização desta obra o Governo do Estado irá investir aproximadamente R$ 15,3 milhões.

A obra completa prevê mudanças nos três andares da unidade. Entre as mudanças previstas estão a ampliação do andar térreo, com a construção de um anexo e a reforma dos ambientes nos outros três andares. No anexo funcionarão os setores administrativos, um auditório, uma biblioteca e uma nova recepção de urgência cirúrgica e clínica, com capacidade de atendimento para 100 pacientes.

Na área de UTI os leitos serão ampliados dos atuais 11 para 30 leitos. Serão criadas duas novas salas no Centro Cirúrgico e também dois novos leitos para Recuperação Pós-anestésica. Na observação do setor de clínica cirúrgica serão criados seis novos leitos e mais 36 destinados ao atendimento de pacientes em atendimento de reidratação oral e intravenosa.

“O projeto de revitalização do João Lúcio tem o objetivo de oferecer melhores condições de funcionamento e ampliar o acesso da população que precisa de atendimento de urgência e emergência” informa o secretário de estado da Saúde, Agnaldo Costa. O secretario destaca ainda que a modernização faz parte das medidas a serem implementadas pelo Governo do Estado para oferecer um atendimento mais humanizado aos usuário do SUS.

O João Lúcio oferece assistência de urgência e emergência de alta complexidade sendo referencia em politrauma e neurologia. A unidade atende em média 600 pacientes por dia, vindos de todas as regiões geográficas da capital e também de outros municípios do interior do Estado.

Segundo o secretário a revitalização do Pronto-Socorro João Lúcio é parte de um conjunto de obras que têm o objetivo de reestruturar a rede estadual de urgência e emergência. A rede é composta de seis pronto-socorros e sete Serviços de Pronto Atendimento (SPAs).

Ele destaca também que o Pronto-Socorro 28 de Agosto, o mais antigo da rede, será totalmente reformulado e transformado no maior complexo hospitalar da região Norte, com 528 leitos, além de ganhar uma maternidade que funcionará em prédio anexo, com o objetivo de atender mulheres com gestação de alto risco e urgências ginecológicas. O Platão Araújo também será reformado e ganhará mais 90 leitos, um Centro Cirúrgico com quatro salas e uma UTI com 12 leitos.

Está prevista, ainda, a inauguração de um novo SPA, na zona Norte de Manaus, que funcionará no modelo SPA e Policlínica, oferecendo serviços de urgência de baixa e média complexidade e atendimento em especialidades médicas.

______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br