Prorrogada campanha contra a rubéola

Amazonas já imunizou mais de 739 mil contra o vírus da rubéola
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola foi prorrogada até o dia 19 de setembro na capital. Em Manaus a vacina Dupla Viral, que também protege contra o sarampo, estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O objetivo da prorrogação é alcançar a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de vacinar 95% das pessoas com idade entre 20 e 39 anos.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) Izabel Nascimento, o Ministério prorrogou a campanha, que seria encerrada nesta sexta-feira (12) para que os estados possam atingir a meta mínima. “Algumas pessoas resistem em tomar a vacina, que é a única forma de prevenção contra a doença”, destaca.

A coordenadora explica que a rubéola é causada por um vírus e que é facilmente transmitida de uma pessoa para outra, por via respiratória. Quando atinge mulheres grávidas pode provocar abortos e nascimentos prematuros (antes do tempo ou com baixo peso). Caso a doença seja transmitida ao feto, podem ocorrem malformações cardíacas, cerebrais e oculares. Por causa da malformação a criança pode apresentar surdez, retardo mental, diabetes, autismo, cegueira e degeneração do sistema nervoso central.

Balanço

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) demonstram que até esta sexta-feira (12) 739.683 pessoas já foram vacinadas contra o vírus da rubéola no estado do Amazonas, o que corresponde a 64% do total da população, na faixa etária estabelecida pelo Ministério. Em Manaus 480.573 pessoas já foram vacinadas, o que representa 74% do total de pessoas que deverão receber uma dose da vacina.

No interior do estado 11 municípios já vacinaram mais de 60% da população na faixa etária da campanha. Segundo Izabel Nascimento, a vacinação no interior prosseguirá por mais 30 dias para garantir que todas as pessoas sejam imunizadas. “Nós precisamos de mais tempo para trabalhar com a população do interior, por conta das dificuldades de acesso”, informa.
_____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br