Descentralização acaba com filas no PAM

A descentralização da marcação de exames especializados surtiu o efeito esperado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A procura pela Policlínica Codajás (PAM), na Cachoeirinha, onde até julho estavam concentrados os serviços de marcação e autorização de exames para clínicas conveniadas, foi reduzida e, na manhã desta segunda-feira, primeiro dia útil do mês, não houve sobrecarga ou filas nos guichês de atendimento. O movimento foi tranqüilo desde a abertura da unidade, às 7 horas.

No início de agosto, a Secretaria habilitou outras três policlínicas, localizadas nas zonas Leste, Norte e Oeste a realizar os mesmos serviços oferecidos pelo PAM. “No mês passado ainda tivemos uma procura superior ao que prevíamos, mas agora os resultados apareceram”, disse o secretário Agnaldo Costa, que acompanhou desde cedo o atendimento na Policlínica Codajás.

Além da descentralização, a melhora no atendimento teve o suporte de uma nova estrutura de atendimento, dentro do próprio PAM. O número de postos de atendimento passou de 13 para 42. Uma tenda foi instalada na entrada da Policlínica, com capacidade para 14 guichês de atendimento e 230 lugares e um novo espaço foi instalado no hall de entrada para atendimento preferencial às gestantes e idosos. O auditório da unidade também foi adequado para o funcionamento de guichês especiais. Todos os ambientes são climatizados, e cerca de 100 pessoas, o triplo do padrão, foram escaladas para os serviços de recepção e marcação dos procedimentos.

De acordo com a diretora da Policlínica Codajás, Joselita Nobre, com a nova estrutura, uma média de 1,8 mil pessoas puderam ser atendidas a cada hora. Antes da nova estrutura, a média era de 570 atendimentos por hora. Segundo a diretora cerca de quatro mil pessoas foram atendidas nas primeiras horas.

Para o secretário, os resultados foram fruto do maior conhecimento da população sobre a descentralização. Desde o final de julho, a população está sendo orientada por meio da distribuição de folhetos explicativos e abordagem dos profissionais que atuam nas unidades de saúde.

Estado vai implantar Complexo Regulador

Segundo Agnaldo Costa, a solução definitiva para a marcação dos exames será alcançada com a implantação do Complexo Regulador, por meio do qual o paciente terá exames e consultas complementares agendados por um sistema informatizado. O usuário não precisará sair da unidade onde fez o primeiro atendimento para agendar os procedimentos em outro local.

“A descentralização da marcação dos exames para outras policlínicas é uma medida temporária, que visa evitar os grandes congestionamentos, principalmente no primeiro dia útil de cada mês, quando novas cotas de exames são abertas, mas a solução definitiva virá com o Complexo”. O funcionamento do Complexo está previsto ainda para este mês.

Em média, são agendados 200 mil exames especializados, por mês, para atender os usuários do Sistema Único de Saúde. Para atender a demanda, a Susam conta com as policlínicas da própria rede e com clínicas e laboratórios privados que mantém convênio com o SUS.

_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br