Governo inaugura 5a Farmácia Popular

O Governo do Estado inaugura nesta terça-feira (26), às 16 horas, a quinta unidade da Farmácia Popular em Manaus. A unidade, administrada pelo Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), irá funcionar no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da Compensa e entrará em funcionamento logo após a inauguração.

Mais de cem itens de medicamentos, além do preservativo masculino, estarão à disposição da população com preços até 90% mais baixos que os praticados pela rede comercial. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

O secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa, explica que o objetivo do Programa Farmácia Popular é facilitar o acesso de pacientes aos medicamentos e evitar que o tratamento seja interrompido. Para adquirir os produtos, o usuário precisa apenas apresentar prescrição médica ou odontológica da rede pública ou privada.

Segundo Agnaldo, os medicamentos oferecidos fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e são os mais eficazes e seguros para o tratamento das doenças de maior prevalência entre a população como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses.

O medicamento mais barato disponível na Farmácia Popular é o Propanolol, utilizado por pacientes com hipertensão. A cartela com 10 comprimidos de 40mg custa apenas R$ 0,20. O remédio mais caro, R$ 14,00, é a Azatioprina de 50mg, indicada para pacientes com problemas reumáticos e transplantados.

Para a presidente do CDH, Sandra Braga, que coordena a política social do governo, as farmácias populares garantem à população de baixa renda o acesso a medicamentos baratos e de qualidade. “Com a nova unidade da Compensa, cumprimos a orientação do governador (Eduardo Braga) de ampliar a rede de farmácias populares para permitir maior oferta e mais comodidade às pessoas que precisam de tratamento”, explica Sandra.

Com as cinco unidades em funcionamento em Manaus, deve subir para 1,5 mil o número de pessoas atendidas diariamente nas Farmácias Populares, segundo estimativa da gerente do Programa, farmacêutica Ana Paula Batista. Além da Compensa, há unidades instaladas no São José, na Cidade Nova, no Centro e no Santa Etelvina. Desde fevereiro de 2005, quando foi inaugurada a primeira unidade, foram realizados quase 700 mil atendimentos.

Conforto – O atendimento aos usuários da nova Farmácia Popular será totalmente informatizado, seguindo o padrão já adotado nas demais unidades. Para melhor acomodar os clientes, foi montada uma recepção com cadeiras almofadadas e sistema de senha para o atendimento. Ana Paula informa que a farmácia contará com uma equipe de nove profissionais, incluindo dois farmacêuticos capacitados para atender a população e dar orientações sobre a utilização dos medicamentos e sobre cuidados gerais com a saúde.

O Programa Farmácia Popular é viabilizado nos estados e municípios brasileiros por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, Governos e Prefeituras. A executora do Programa em todo o país é a Fundação Oswaldo Cruz, que adquire e distribui os medicamentos a preço de custo e dá suporte operacional para o funcionamento e controle on line dos estoques.

A lista dos medicamentos disponíveis nas cinco unidades da Farmácia Popular, com os preços correspondentes, está no site da Susam, www.saude.am.gov.br.

______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br

Conselho de Desenvolvimento Humano – CDH
Assessoria de Comunicação
(92)3672-3047
www.cdh.am.gov.br