Policlínica Codajás quer certificação pela ISO

A Policlínica Codajás, a maior da rede estadual de especialidades médicas, vai buscar a certificação pelo sistema de qualidade ISO 9000. Durante o lançamento do Manual de Rotinas da unidade, nesta quinta-feira (14), a diretora Joselita Nobre disse que a publicação, onde estão descritos os procedimentos adotados como padrão pela policlínica representa o primeiro passo para a implantação de um sistema como a ISO. “Agora temos um instrumento norteador de normas e boas práticas que atendem à política estadual de saúde e já podemos ir mais longe”, disse.

Segundo ela, o manual foi elaborado para que os funcionários tenham melhor desempenho tanto na realização das funções internas quanto no atendimento ao público. A formalização das normas vai servir também, segundo a diretora, para capacitar os servidores, avaliar a realização das atividades de rotina e aprimorar os serviços.

Joselita destaca que passam todos os dias pela policlínica cerca de seis mil pessoas. Mensalmente são feitas 27 mil consultas médicas e quase 30 mil exames, além de outros serviços como pequenas cirurgias e fisioterapia. “Trabalhamos com uma quantidade enorme de procedimentos e contamos com cerca de 750 servidores, prestadores de serviços e estagiários. Esse volume exige conhecimento e controle das ações executadas”.

A implantação do sistema de gestão da qualidade deve começar no final deste ano, após conclusão do processo licitatório que indicará a empresa que será responsável pela coordenação das etapas necessárias à certificação. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). “A unidade que atingiu a maturidade de explicitar o conhecimento em um manual já deu um grande passo para trabalhar de forma integral com a qualidade”, disse o secretário técnico de planejamento da Seplan, Rodrigo Camelo, que participou do lançamento do Manual de Rotinas. Segundo Rodrigo, a certificação pela ISO dará mais segurança aos servidores e usuários da policlínica.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa, além da policlínica Codajás, outras unidades da rede estadual de saúde deverão iniciar a implantação de sistemas de gestão da qualidade. “Esta é uma orientação geral. Queremos utilizar todos os instrumentos disponíveis para melhorar os serviços que oferecemos, aliando técnica e atendimento acolhedor aos nossos usuários”.

______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br