AM terá medicamentos de laboratório público

O Governo do Estado e a Fundação para o Remédio Popular (Furp), do Governo de São Paulo, fecharam contrato para o fornecimento de medicamentos que compõem a lista padrão de produtos de assistência farmacêutica distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para unidades da capital e do interior do Amazonas.

O contrato prevê o abastecimento regular de 21 itens, pelo período de um ano e vai garantir, de acordo com o secretário Agnaldo Costa, a manutenção adequada destes itens nos estoques da Central de Medicamentos (Cema).

O secretário informa que serão fornecidos pela Furp antibióticos, antiinflamatórios, analgésicos, diuréticos, antiparasitários, anti-hipertensivos, bronco-dilatadores e antianêmicos, além de um medicamento, a Azatioprina, utilizado por pessoas que receberam transplante de órgãos. O secretário explica que o fornecimento será feito a cada três meses, atendendo ao planejamento da Cema.

Segundo Agnaldo Costa, o contrato com a Fundação traz como vantagens para o Estado a aquisição de medicamentos a preços iguais ou menores que os de mercado, uma vez que a Furp é um laboratório público que tem como prioridade o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor administrativo da Furp, Rubens Scaff, que veio a Manaus para acertar os detalhes do contrato de fornecimento, disse que pelas características de Fundação, a Furp é dispensada de realizar alguns processos burocráticos que permitem mais agilidade na aquisição de insumos, fabricação e distribuição dos produtos.

Ele destacou que os medicamentos produzidos pela Furp, que mantém sua planta em Guarulhos, São Paulo, têm alta qualidade. A unidade está em atividade desde 1974 e é certificada pelo sistema ISO. Segundo Scaff, o laboratório está preparado para produzir 80 tipos de medicamentos e atende a mais de cinco mil clientes, entre eles o Ministério da Saúde, governos e prefeituras de todos os estados brasileiros, além de fundações e instituições filantrópicas. “Somos uma indústria com mais de 1 mil empregados e temos como principal foco o atendimento das necessidades do setor público”.

O secretário executivo da Susam, Plínio Coelho, que coordenou as etapas de contratação da Furp, disse que o valor global do contrato é de aproximadamente R$ 3 milhões.

Ele ressaltou que a Central de Medicamentos está passando por um processo de reestruturação administrativa e funcional e que a meta da Secretaria de Saúde é evitar falhas no abastecimento. “Estamos buscando as melhores alternativas para atender às necessidades das nossas unidades a partir da Central de Medicamentos, aliando economia, regularidade de abastecimento e qualidade dos remédios”.

Plínio César destaca que a Cema é a unidade coordenadora do programa de assistência farmacêutica no Amazonas e distribui cerca de 800 itens de medicamentos e 2 mil produtos para a saúde, incluindo os químico-cirúrgicos, para todas mais de cem unidades da rede estadual na capital e no interior do estado. Também mantém o Programa Estadual de Medicamentos Excepcionais (Proeme) por meio do qual são atendidos 12 mil pacientes que fazem uso de medicamentos de alto custo.

_____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br