AM participa de mostra sobre Saúde da Família

O Amazonas está participando da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, foi aberto na noite de segunda-feira, em Brasília, e será realizado até o próximo dia 8, com a apresentação de mais de três trabalhos que expõem experiências bem sucedidas desenvolvidas pelas equipes do programa. O objetivo da Mostra é comemorar os 15 anos de implantação do Saúde da Família no país.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Aída Meninéia, o Amazonas está representado por 55 agentes comunitários de saúde que atuam na capital e no interior, além de gestores municipais e trabalhadores da saúde. Sete experiências colocadas em prática no Estado serão apresentadas na mostra. Um estande, com o tema O Rio Comanda a Vida, também foi montado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que sedia o evento. “Vamos enfatizar que na Amazônia a realidade é diferente das outras regiões brasileiras, com desafios adicionais como vencer grandes distâncias e alcançar uma população tão dispersa, distribuída nas calhas de rios”.

Uma das experiências levadas para o evento, e selecionada para inclusão na Revista Saúde da Família, foi o incremento no número de visitas feitas pelos agentes de saúde às casas dos ribeirinhos amazonenses. O resultado foi alcançado com o uso de cerca de dois mil motores do tipo rabeta, fornecidos pelo Governo do Amazonas aos agentes que atuam nas áreas rurais. Os motores, utilizados nas pequenas embarcações regionais, facilitaram e agilizaram o acesso das equipes às comunidades mais distantes das sedes municipais.

Um plano operativo para a assistência à saúde no sistema prisional de Manaus também está sendo apresentado na Mostra. As equipes do Departamento de Atenção Básica da Susam elaboraram diretrizes para a oferta de serviços de saúde voltados para a população carcerária. Também são tema de apresentação da equipe amazonense o reforço no sistema de saúde dos municípios do Alto Solimões, a integração das ações de atenção básica e vigilância em saúde, saúde do trabalhador e a avaliação para melhoria da qualidade (AMQ) aplicada em 16 municípios do interior do Amazonas ao longo de 2007.

O odontólogo Cássio Espírito Santo, um dos coordenadores técnicos do Dabe, destaca que os trabalhos levados para a III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família são fruto do trabalho desenvolvido em equipe pelos profissionais que atuam no programa nos níveis de coordenação e operação. “Trabalhamos no sentido de melhorar os resultados a partir de soluções adequadas à nossa realidade”, diz.

O programa Saúde da Família foi criado pelo Ministério da Saúde em 1993, e funciona a partir do trabalho de equipes multidisciplinares, que atuam na promoção da saúde, prevenção e assistência da população, por meio de visitas domiciliares e ações comunitárias. As equipes são compostas por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de seis a dez agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.

Além da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, o Ministério da Saúde está realizando, no mesmo local, o IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família, com convidados internacionais, e o III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família.

Também no Centro de Convenções, com o intuito de atualizar os profissionais das equipes de Saúde da Família sobre diversos temas, haverá 30 Encontros Temáticos e 24 rodas de discussão, cursos e seminários para agentes comunitários, oficinas de terapia comunitária, oficinas de inclusão digital e oficinas de práticas integrativas. Uma Mostra Nacional de Cinema e Saúde exibirá cinco filmes de produção brasileira, seguidos de debates.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327