Descentralização reduz fluxo em policlínica

As filas para marcação de exames especializados na Policlínica Codajás (PAM) foram reduzidas em 40% em função da descentralização do serviço para outras três policlínicas localizadas nas zonas Norte, Leste e Oeste. No entanto, os resultados ainda não são satisfatórios, na avaliação do secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, que acompanhou a movimentação na unidade desde as 7 horas da manhã. “Em relação ao mês passado, a demanda foi reduzida, mas as filas ainda são longas”, reconhece.

Para o secretário, resultados melhores virão com o maior conhecimento da população sobre a descentralização e a mudança de cultura. “Vários usuários que moram em outras regiões da cidade vieram ao PAM, que a partir de agora é referência apenas para os moradores da zona Sul e para marcação de exames de alta complexidade, como as ressonâncias e as tomografias”.

A população está sendo orientada por meio da distribuição de folhetos explicativos e abordagem dos profissionais que atuam nas unidades de saúde, com apoio direto do projeto Amigos da Saúde, desenvolvido em parceria pela Susam, Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Além disso, estão no ar spots de rádio, produzidos com o objetivo de informar o local correto para a marcação dos exames especializados, em cada zona geográfica de Manaus.

Segundo Agnaldo Costa, a solução definitiva para a marcação dos exames será alcançada com a implantação do Complexo Regulador, por meio do qual o paciente terá exames e consultas complementares agendados por um sistema informatizado. O usuário não precisará sair da unidade onde fez o primeiro atendimento para agendar os procedimentos em outro local. “A descentralização da marcação dos exames para outras policlínicas é uma medida temporária, que visa evitar os grandes congestionamentos, principalmente no primeiro dia útil de cada mês, quando novas cotas de exames são abertas, mas a solução definitiva virá com o Complexo”.

O secretário destacou que o Governo do Estado ampliou a quantidade de exames oferecidos, especialmente na área de imagens, onde estão incluídas as ultrassonografias, que são as mais solicitadas. A oferta deste exame foi aumentada em 100% e a cota atual é de 12 mil exames por mês”, garante.

Em média, são agendados 200 mil exames especializados, por mês, para atender os usuários do Sistema Único de Saúde. Para atender a demanda, a Susam conta com as policlínicas da própria rede e com clínicas e laboratórios privados que mantém convênio com o SUS.

NOVOS LOCAIS PARA MARCAÇÃO DE EXAMES

ZONA LESTE
Policlínica Zeno Lanzini
Rua Autaz Mirim, 7035 – Tancredo Neves

ZONA NORTE
Policlínica João dos Santos Braga
Avenida Margarida, esquina com rua Albânia – Nova Cidade

ZONA OESTE
Policlínica José Lins
Avenida Maracanã, s/n – Redenção

ZONA SUL
Policlínica Codajás (PAM)
Rua Codajás, 26 – Cachoeirinha

_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br