FMT dá início à implantação do iDoctor

A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM) começou a implantar o sistema de prontuário eletrônico, projeto que faz parte do Sistema de Gestão Hospitalar. Neste primeiro momento os funcionários começaram a receber treinamentos da nova ferramenta que vai informatizar todo o atendimento da FMT-AM.

O “iDoctor”, como o Sistema de Gestão Hospitalar é denominado também, foi elaborado em parceria com a Gerência de Informática da FMT-AM, Fundação Desembargador Paulo Feitoza e contou com apoio financeiro da Nokia/Suframa. Os trabalhos para informatização vêm sendo realizados desde março de 2007.

Além de informatizar todo o processo assistencial da FMT-AM, o “iDoctor” vai extinguir de vez os prontuários de papel, substituindo os milhares de envelopes armazenados na instituição. “A implantação do ‘iDoctor’ vai otimizar os trabalhos melhorando e agilizando os atendimentos”, afirma o diretor da FMT-AM, Sinésio Talhari.

Outra vantagem do projeto é que os médicos poderão visualizar os históricos de pacientes e as anotações do prontuário direto dos ambulatórios. “Os médicos utilizarão terminais com computador, existentes em cada ambulatório e área hospitalar para efetuar as anotações sobre a consulta do paciente e receitas. Toda a história médica daquele paciente estará gravada nos arquivos de computador, e todo e qualquer médico terá acesso imediato a essas informações, quando necessário”, explica o gerente de Informática da FMT-AM, Marcos Sabóia, ao ressaltar que os médicos ainda poderão marcar diretamente os exames dos pacientes.

Ao serem liberados pelo setor de laboratório da FMT-AM, os resultados dos exames estarão disponíveis on line aos médicos. “Eles ainda poderão consultar o estoque das farmácias de modo a facilitar a prescrição de medicamento. Caso haja a necessidade de internação do paciente, este sistema vai ajudar o médico na consulta de disponibilidade de leitos”, explica o Diretor de Ensino, Pesquisa e Controle de Endemias da FMT-AM, Silas Guedes.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Treinamento da Fundação, Roosevelt Oliveira, os prontuários antigos (de papel) serão digitalizados e posteriormente estarão disponíveis para consulta, preservando assim todas as informações anteriores sobre os pacientes que passaram pela FMT-AM. “O ‘iDoctor’ virá com a proposta de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao público, facilitando a vida dos pacientes e dos servidores da FMT-AM”, diz o coordenador. O prazo total da implantação do prontuário eletrônico é de dois meses.

_________________________________

Mais informações à imprensa:
3651-7126 / 3651-8568
9114-2111 / 8113-0225 (Izenilda Farias)