FVS premia estudantes por combate à dengue

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) realiza nesta quarta-feira (23) a premiação dos vencedores do I Concurso sobre prevenção da dengue nas escolas do estado do Amazonas, que envolveu alunos da rede pública da capital e de mais 21 municípios do interior do estado. Duas alunas do interior ficaram em primeiro lugar nas categorias cartaz e redação e uma escola da capital foi a vencedora na categoria experiência pedagógica.

O concurso fez parte das ações do plano de combate a dengue desencadeado pelo Governo do Estado, durante a Operação Impacto contra Dengue, e teve o objetivo de sensibilizar e ensinar as crianças e os adolescentes sobre os cuidados que deveriam ter em seu ambiente para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Tendo como referência o tema “O que posso fazer para controlar e prevenir a dengue”, os alunos foram orientados a desenvolver os desenhos e textos. “Nosso objetivo foi levar conhecimento para essas pessoas e, de uma forma ou de outra, todos são vencedores uma vez que nós conseguimos reduzir o número de casos da dengue em todo o estado”, destaca a gerente do Programa de Educação em Saúde da FVS, Luciane Freitas.

Entre os prêmios que serão entregues aos estudantes e escolas estão computadores, bicicletas, televisores e aparelhos de DVD. Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação Estadual, formada por profissionais de instituições como a Fundação de Medicinal Tropical (FMT), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Fundação Nacional da Saúde (FUNASA).

O concurso foi realizado pela FVS em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretarias Municipais de Educação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Na avaliação do diretor presidente da FVS, Evandro Melo, o concurso obteve repercussão positiva contribuindo significativamente na constituição de atitudes preventivas e de controle da dengue. “Nós estamos formando os cidadãos do futuro e ensinando as pessoas que todos têm sua parcela de contribuição no controle e prevenção da doença”.

Redução de 74% nos casos de dengue em Manaus

Os casos de dengue em Manaus sofreram redução de 74% com as ações da Operação Impacto. O objetivo das ações era reduzir a densidade do Aedes aegipty e evitar uma epidemia de grandes proporções. As ações foram coordenadas pela Fundação de Vigiância em Saúde (FVS), órgão da Secretaria de Estado da Saúde responsável pela coordenação das ações de controle de endemias.

O relatório final da Operação Impacto mostra que os números de casos de dengue na capital caíram de 1.438, em fevereiro, para 389 no mês de maio. Manaus registra mais de 90% dos casos do Estado.

____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327
50891065253