FVS tem mais de 15 mil candidatos inscritos
Um total de 15.625 pessoas se inscreveu no processo seletivo público que oferece 1.441 vagas para o cargo de agentes de endemias da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Do total de inscritos, mais de nove mil irão concorrer a uma das 925 vagas oferecidas na capital e seis mil disputarão 516 vagas em 35 municípios do interior.
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), instituição responsável pela realização do processo seletivo, informa que os candidatos devem retirar o cartão de confirmação de inscrição no período de 21 a 25 de julho, nos mesmos postos onde realizaram a inscrição. Para retirar o documento o candidato precisa apresentar o comprovante de que se inscreveu.
O Cetam orienta os candidatos a conferir todas as informações contidas em seu cartão de confirmação. “Se for detectado algum dado incorreto o candidato deve procurar imediatamente o Cetam e solicitar a correção”, esclarece a diretora do órgão, Sônia Ferreira.
O cartão de confirmação traz informações importantes como a data, o local e o horário em que o candidato deverá realizar a prova objetiva, etapa eliminatória no processo seletivo. As provas serão realizadas no dia 27 de julho, tanto na capital, quanto no interior do estado, e contarão com um total de 40 questões (70 pontos), relativas a conhecimentos gerais e específicos.
A relação entre número de vagas e inscritos no processo seletivo mostra que, em média, dez candidatos disputarão uma vaga. Do total de inscritos em Manaus, 2,5 mil concorrem a uma vaga na zona Leste e 2,7 mil se inscreveram para a zona Norte. Na zona Oeste são 2,1 mil inscritos e na zona Sul, 1,5 mil. Mais 525 candidatos estão inscritos para concorrer a uma vaga na sede da FVS.
O salário oferecido aos agentes é R$ 456,50, mais gratificação de alimentação e auxílio transporte. A carga horária é de 40 horas semanais.
A seleção será realizada em três etapas. Após as provas objetivas, haverá prova de títulos (experiência profissional, certificados de cursos e eventos específicos na área de saúde), de caráter classificatório. Em Manaus, os documentos relativos a esta etapa devem ser entregues no período de 27 a 29 de agosto. No interior do Estado, os títulos devem ter sido apresentados no momento da inscrição. A pontuação máxima será de 30 pontos que serão somados aos da etapa anterior. A terceira etapa será o curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, oferecido pela FVS, de caráter eliminatório.
Entre as atribuições do agente de combate às endemias estão vigilância, prevenção e controle de doenças, em especial dengue e malária, por meio de educação em saúde e mobilização social, eliminação de criadouros, manejo ambiental e aplicação de larvicidas. Além disso, os agentes devem atuar nas etapas de identificação, diagnóstico e tratamento da malária, notificação e controle, e no planejamento e avaliação de resultados.
____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327