Mais de 2 mil atendimentos em Parintins

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) registrou um total de 2.271 atendimentos médicos durante os três do 43º Festival Folclórico de Parintins, realizado durante o último final de semana. Entre os atendimentos há consultas médicas, procedimentos cirúrgicos e exames básicos e especializados. A Susam montou uma estrutura de reforço para garantir o atendimento de saúde durante a festa.

Segundo a secretária executiva de ações de saúde no interior, Heliana Feijó, foram realizadas 701 consultas médicas, contabilizando-se o atendimento de todas as unidades de saúde. Também foram realizados 241 exames especializados como eletrocardiograma, ultra-sonografia, raio x e patologia clínica.

Entre as principais causas de atendimento médico estão os acidentes de trânsito, com 61 pacientes, os curativos e suturas com 172 atendimentos e as inalações com 113 procedimentos. Também foram atendidas quatro pessoas vítimas de ferimento por arma branca, 10 pacientes com queimaduras e uma vítima de afogamento. Duas pessoas foram a óbito durante o Festival.

Segundo a secretária o atendimento foi considerado normal, dentro do que foi projetado para o Festival. “Nós já conhecemos a dinâmica d festa e este ano, como em todos os outros, estivemos em plantão constante oferecendo atendimento médico a todos que precisaram”, declara.

A Susam montou uma estrutura de reforço em Parintins e garantiu o atendimento médico aos participantes do Festival. Médicos especialistas, medicamentos, equipamentos e uma ambulância foram deslocados para o município para complementar a estrutura de saúde existente na cidade.

Um total de cinco unidades de saúde estiveram em funcionamento 24h durante festa, inclusive com dois serviços de pronto-atendimento montados no próprio Bumbódromo, um no lado do Garantido e outro no lado do Caprichoso.

____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327