Esquema de saúde pronto para Parintins
Equipes médicas, ambulância, medicamentos e equipamentos foram providenciados pela Susam para suporte ao atendimento de urgência e emergência
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) conclui, neste final de semana, a montagem da estrutura de reforço para o atendimento de urgência e emergência durante o 43º Festival Folclórico de Parintins.
Equipes de médicos especialistas, medicamentos, equipamentos e uma ambulância serão enviados ao município com o objetivo de garantir assistência aos participantes do Festival. O atendimento médico será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Além das duas unidades hospitalares da cidade – Hospital Regional Jofre Cohen e Hospital Padre Colombo, que funcionarão durante 24 horas – estarão montados no Bumbódromo, a partir do dia 26, dois serviços de pronto-atendimento, que funcionarão no período noturno, com acesso direto da arena. Um serviço funcionará no lado do Garantido e o, outro, no lado do Caprichoso. O Centro de Saúde Dom Arcângelo, que funciona no Bumbódromo, com acesso externo, também estará aberto.
Nestas unidades, além dos profissionais locais, estarão atuando outros 24 especialistas deslocados pela Susam especialmente para plantões durante o Festival. São 20 médicos e quatro enfermeiros, das áreas de medicina intensiva, cirurgia, anestesia, traumato-ortopedia, cardiologia, oftalmologia, neurologia e endoscopia. A Secretaria enviará, ainda, uma equipe técnica de coordenação e apoio aos trabalhos.
Dois leitos de UTI também serão disponibilizados pela Secretaria no hospital Jofre Cohen, que estará preparado para atendimento ao trauma, urgências oftalmológicas, cardiológicas, neurológicas e gastroenterológicas.
No aeroporto Júlio Belém, equipes médicas também estarão à disposição dos viajantes, durante 24 horas. O atendimento no local será feito em uma ambulância de suporte básico.
Para a remoção dos pacientes, serão disponibilizadas duas ambulâncias que ficarão no sambódromo, uma ambulância UTI e um serviço de remoção aérea, para atender pacientes que necessitem de assistência mais complexa. Para estes serviços o Governo do Estado contará com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Aeronáutica.
A secretária adjunta de assistência à saúde do interior, Heliana Feijó, esclarece que as equipes de saúde estarão preparadas para atender desde casos simples como embriaguez e ferimentos leves, até situações mais delicadas, como traumatismo craniano e politraumas causados por acidentes.
Segundo ela, o Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 270 mil para garantir o suporte de urgência e emergência em Parintins.
Levantamento estatístico da Susam mostra que, em média, são feitos de 1,8 mil a 2 mil atendimentos nos três dias de Festival, com uma média de 300 atendimentos diários de casos urgentes. As principais causas de atendimento são curativos, drenagens, urgências cardíacas, acidentes de moto e bicicleta, ferimentos por arma branca, agressão física, quedas, traumatismo crânio-encefálico e fraturas.
___________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327