Festival Folclórico tem suporte de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mantém uma equipe médica de plantão no Centro Cultural dos Povos da Amazônia para oferecer atendimento de primeiros socorros ao público que participa do 52º Festival Folclórico do Amazonas. Além dos profissionais, uma ambulância também está disponível para atender aos pacientes que precisem ser removidos para uma unidade de saúde.

Para oferecer o atendimento a Susam montou um pequeno ambulatório, onde a equipe médica atende casos de pequenas urgências como quedas, mal estar súbito (desmaio), dores e crises de hipertensão, entre outros. A equipe também realiza procedimentos como suturas de pequenos ferimentos e curativos.

No ambulatório estão disponíveis todos os materiais médicos necessários para o atendimento aos pacientes, indo desde o soro fisiológico, algodão e gaze para a confecção de curativos até medicamentos como analgésicos, anti-térmicos e controladores de hipertensão.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde em Casa e responsável pelos plantões no evento, Josélia Maciel, são realizados uma média de 20 atendimentos diariamente. Ela destaca ainda que os pacientes que necessitam de cuidados especializados são transportados na ambulância para uma unidade de urgência e emergência da rede estadual.

As equipes que se revezam nos plantões para o festival são formadas por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente administrativo. Os plantões têm início 19h e as equipes médicas permanecem no local até o encerramento das atividades do dia. O atendimento está garantido até o último dia do evento, 26 de junho.

____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM