AM vacinou 77% contra a pólio

Balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde mostra que mais de 298 mil crianças amazonenses foram vacinadas na primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil (poliomelite), realizada no último sábado em todo o Estado. O número representa 77% da meta mínima de imunização de crianças menores de cinco anos, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Nas áreas rurais dos municípios do interior, a campanha continua até o final deste mês para que as comunidades distantes e de difícil acesso possam ser alcançadas. Na capital, a vacinação foi estendida até amanhã (20).

Os municípios que, até o momento, já vacinaram 95% das crianças de zero a quatro anos são Manaus, Silves, Canutama, Novo Airão e Juruá.

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Izabel Nascimento, estima que o Estado alcance a meta de vacinação ao final dos 30 dias de prazo concedidos pelo Ministério da Saúde para a região.

Izabel observa que a resposta da sociedade às campanhas nacionais contra a paralisia está diminuindo em função da inexistência da doença. “Mas precisamos manter a imunização das crianças sob o risco da paralisia ressurgir”, destaca.

A vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. A doença foi erradicada do Brasil, mas ainda atinge países da Ásia e da África, o que significa risco de reintrodução do vírus no país.

A coordenadora orienta que mesmo as crianças com o cartão de vacinação em dia devem ser levadas para tomar as duas gotinhas da vacina.

A segunda etapa da campanha acontece no dia 9 de agosto. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, independente de terem tomado a vacina na primeira etapa.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação