Caimi estimula autonomia dos idosos

Oficinas de artesanato e aulas de reforço de matemática são algumas das atividades desenvolvidas pela equipe de assistentes sociais do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana cujo objetivo é promover a autonomia e a independência dos idosos que fazem acompanhamento médico na unidade.

Com as atividades artesanais, nas quais são trabalhados músculos e nervos dos membros superiores, o objetivo é prevenir doenças com artrites, artroses e reumatismos que em alguns casos levam a atrofia dos membros. Nessas oficinas os idosos aprendem a confeccionar materiais como caixas de presentes, panos de pratos e tapetes de crochê.

Segundo a psicóloga Ana Carolina Santana, que coordena o projeto, as atividades artesanais manuais permitem aos idosos realizarem além dos exercícios físicos algum esforço mental evitando também doenças de fundo psicológico.

A psicóloga destaca ainda que alguns idosos produzem o artesanato para comercialização, transformando a atividade em fonte de geração de renda. “Essa também é uma forma de independência, a financeira. É um dinheirinho extra que ajuda a complementar a renda familiar”, afirma.

Dentro das atividades do projeto também é realizado um curso de reforço de matemática, onde os idosos que não são alfabetizados recebem algumas noções para trabalhar com os números. “Nosso objetivo é fazer com eles tenham condições de controlar os horários de tomar remédio, saber a quantidade certa e também para poder se locomover, lendo as placas dos ônibus”, disse a psicóloga.

Também faz parte do projeto uma seção semanal de ginástica terapêutica, na qual os idosos são acompanhados por profissionais de fisioterapia na realização de atividades físicas adequadas para sua idade e condicionamento físico. “Essas atividades tem o objetivo de evitar que os idosos fiquem com os músculos e nervos atrofiados e venham a ser tornar dependentes de terceiros”, conta a psicóloga.

As oficinas também funcionam como um ponto de encontro para os idosos, que aproveitam o momento para conversar, trocar idéias e experiências, fazer novas amizades. “Isso é muito importante para eles, serve para ocupar o tempo ocioso, faz com que eles se sintam úteis”, afirma Ana Carolina.

O Centro de Atenção Integral a Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, oferece atendimento médico especializado exclusivo para pacientes com idade superior a 60 anos. Também são oferecidos os serviços de odontologia, psicologia e fisioterapia, além dos programas de acompanhamento nutricional e atividades de terapia ocupacional. A rede estadual de saúde possui mais duas unidades de Caimis, o André Araújo, localizado na Cidade Nova e o Paulo Lima, localizado na Colônia Oliveira Machado.

__________________________
Informações para Imprensa
(92) 3643-6327