AM terá simpósio sobre hepatites virais
A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) realizam o 1º Simpósio de Hepatites Virais da Amazônia, com o tema “Atualização sobre o manejo clínico da HVB”, no período de 12 a 14 deste mês, no Da Vinci Hotel (Rua Belo Horizonte, Adrianópolis). A abertura será às 19h30.
A chamada hepatite viral é considerada uma endemia de grande importância do ponto de vista clínico, sobretudo as dos tipos B e Delta, que têm ampla distribuição no interior do Estado do Amazonas. “A importância de estudar e atualizar profissionais e especialistas que lidam com essa enfermidade é uma necessidade constante”, analisa o chefe do Departamento de Pós-Graduação da FMT-AM (Depog), Franklin Simões.
Nesta primeira edição do simpósio devem comparecer aproximadamente 70 médicos infectologistas e hepatologistas, que além de estarem reunidos para atualização profissional, estabelecerão a cooperação e integração entre si, discutindo as dificuldades enfrentadas e buscando soluções em comum para os problemas.
De acordo com a coordenadora estadual do programa de hepatites virais da FVS Ana Ruth Araújo, na região norte do país a incidência da endemia do tipo B é maior entre a faixa etária de 15 e 25 anos, quando estão com vida sexual mais ativa, e crianças acima de 5 anos de idade, a partir da transmissão de mãe para filho ou entre irmãos. “A importância deste evento é discutir sobre o assunto e ressaltar a necessidade de um diagnóstico precoce e da importância do tratamento para que se evite a evolução da doença para um estado mais crítico, que é o câncer e a cirrose hepática”, explica a médica.
Estão confirmadas as presenças de médicos de várias partes do país e do Amazonas para colaborar com a programação cientifica do simpósio. Entre eles, estão os palestrantes Ângelo Mattos (RS), que vai falar sobre “Recomendações atuais da SBH para o manejo clínico da HVB” no segundo dia; Edson Abdala (SP), que ministrará palestra sobre “Cirrose hepática na HVB – abordagem no pré e pós-transplante”, no mesmo dia, e Evaldo Stanislau (SP), que mostrará o “Impacto Fármaco-econômico no tratamento da HVB”, além de Luiz Guilherme Lyra (BA) e Marcelo Simão Ferreira (UDI), que falarão sobre “Carga viral do VHB na prática clínica” e “Co-infecção HVB-HVD: manejo clínico integrado”, respectivamente.
Os médicos da região convidados são Flamir Victoria (AM), José Carlos Ferraz da Fonseca (AM) e Luiz Carlos de Lima Ferreira (AM). Os temas das respectivas palestras são “Peritonite bacteriana espontânea – Estado da arte”, “Conferência – Situação atual das hepatites virais na Amazônia Brasileira” e “Patologia hepática da HVB – Atualização”.
O 1º Simpósio de Hepatites Virais da Amazônia inicia às 19h30, do dia 12, e encerra às 12h20, do dia 14.
__________________________________
Assessoria de Comunicação da FMT
Três Comunicação
Tels: (92) 3651-7126 / 3651-8568
Skype: izenilda.farias