Rede é capacitada para o Complexo regulador

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está capacitando profissionais que atuam na rede estadual e municipal de saúde para operar o complexo regulador, sistema informatizado que irá viabilizar a marcação on line de exames, consultas e outros procedimentos. O treinamento começou nesta segunda-feira (02) e vai até a próxima quinta-feira.

Durante o curso, será apresentado, na prática, o modo de funcionamento do Sistema de Regulação (Sisreg III), que será adotado pelo Amazonas. O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para gerenciamento dos complexos reguladores de estados e municípios, no nível da atenção básica até a alta complexidade. Participam do treinamento 307 servidores de 244 unidades de saúde da capital.

A coordenadora de implantação do complexo regulador no Estado, Artemisa Barbosa, garante que a nova ferramenta vai permitir maior controle no fluxo de atendimento ao usuário do SUS e vai garantir otimização dos recursos.

Artemisa explica que por meio do sistema, o paciente não precisará se deslocar de uma unidade para outra a fim de marcar um exame ou uma nova consulta. Isto será feito pela unidade onde foi prestado o atendimento inicial. O controle de leitos hospitalares também será mais preciso, sendo possível identificar a disponibilidade de internação nas diversas unidades que compõem a rede.

Todas as unidades de saúde da rede estadual e municipal, além de prestadores de serviços do SUS, estarão integradas ao sistema de regulação.

O sistema será implantado primeiramente em Manaus e depois nos municípios pólo, por meio de centrais macrorregionais de regulação. A previsão é de que o projeto entre em funcionamento na capital no início do segundo semestre e que, até o final do ano, entre em operação em Tabatinga e Itacoatiara. Para 2009 está prevista a implantação das centrais de Manacapuru e Tefé.

O secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa, esclarece que o complexo regulador trará impacto positivo principalmente para os usuários que atualmente precisam se deslocar até a Policlínica Codajás (antigo PAM), onde são emitidas autorizações para exames e outros procedimentos em clínicas conveniadas. “Reconhecemos que o procedimento atual é incômodo para o usuário. O agendamento a partir da própria unidade será mais humanizado”.

Manaus concentra 77% dos procedimentos de média complexidade e 100% dos de alta complexidade, além de 60% das internações hospitalares. “Por este motivo, estamos dando início ao complexo regulador pela capital”, explica o secretário.

A implantação dos Complexos Reguladores atendem às diretrizes da Política Nacional de Regulação. De acordo Manoel Ramos, do Datasus, o sistema já foi implantado em 13 estados e contempla atualmente cerca de 250 municípios.