Amazonas integrará Rede Amamenta Brasil

As unidades de saúde do Amazonas passarão a integrar a Rede Amamenta Brasil, criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de aumentar os índices de aleitamento materno no país. O lançamento da Rede no estado será realizado no período de 02 a 06 de junho, quando assessores técnicos do Ministério estarão em Manaus para capacitar a equipe que irá implantar o projeto em nível local.

De acordo com a responsável técnica pela área de saúde da criança da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Suziane Feitosa, o principio básico da Rede Amamenta Brasil é orientar as mães sobre os benefícios do aleitamento e os cuidados ao amamentar levando-se em consideração os conhecimentos prévios da mãe sobre o assunto. “Os profissionais deverão conhecer um pouco da realidade sócio-econômica de cada mãe e orientá-la de acordo com esse histórico”, explica.

Inicialmente 15 unidades estarão participando do projeto, sendo 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cinco Centros de Atenção Integral à Criança (Caic’s). Os facilitadores irão atuar como agentes multiplicadores das informações e deverão realizar capacitações com todos os profissionais das unidades de saúde e auxiliar na implementação das ações de promoção do aleitamento.

Segundo a técnica, o único pré-requisito para ser um agente facilitador é possuir experiência na área de aleitamento materno. “Os conhecimentos básicos serão somados a novas ferramentas”, destaca.

O Ministério da Saúde informou que, além do Amazonas, serão capacitados facilitadores nos estados de Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso.
____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda, 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes – 9601 5485