AM recebe treinamento em sistemas de gestão

Assessores da área técnica de informação do Ministério da Saúde estão em Manaus realizando uma rodada de capacitação com os profissionais das Secretarias Estadual e Municipal Saúde. O objetivo é atualizar os profissionais com relação às novas ferramentas disponíveis no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e também no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Os sistemas auxiliam no controle e avaliação de serviços de saúde e dão apoio à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os sistemas são ferramentas distintas, criadas pelo Ministério da Saúde, através do Datasus, nas quais estão cadastradas todas as informações referentes à assistência em saúde da atenção básica e dos estabelecimentos de saúde do país. Através deste cadastro pode ser obtido um perfil detalhado da saúde em todo o país, em cada estado ou município.

No SIAB estão cadastradas todas as informações referentes à atenção básica, principalmente com relação ao Programa de Saúde da Família (PFS). São informados todos os registros de atendimento realizados por cada equipe do programa durante o mês, como visitas domiciliares e atendimentos. Essas informações geram relatórios que permitem identificar as condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes saúde.

De acordo com o técnico do Ministério da Saúde, Sávio Chaves, o cadastro também permite que sejam identificados os grupos de riscos e os focos de doenças dentro do universo das cidades. “Essa identificação permite o planejamento e a execução de ações específicas e mais eficazes” afirma.

O outro sistema, denominado de SCNES reúne um cadastro de todos os estabelecimentos de saúde do país, tanto os da rede pública quanto da privada. Esse cadastro permite obter um panorama da oferta de serviços de saúde em cada município do país, uma vez que nele está descrita a localização da unidade de saúde, suas equipes e seus equipamentos. “Essa ferramenta permite ao gestor identificar o que já está instalado em sua rede e onde precisa concentrar os investimentos”, destaca a técnica e consultora do Ministério, Cássia Paz.

Os sistemas são atualizados mensalmente e a responsabilidade por sua alimentação é dos gestores municipais e estaduais. “Estamos aqui realizando a capacitação para reafirmar esse compromisso dos gestores para com o Ministério”, informa Cássia. Ela destaca ainda que os gestores precisam assumir o compromisso de repassar as informações corretas para que o sistema possa refletir a realidade do país na área de saúde.