Interior terá serviço de telecardiologia

Para ampliar e facilitar o acesso a consultas, diagnóstico e tratamento de pessoas com problemas no coração, o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) está levando para o interior do Amazonas o programa de Telecardiologia. A tecnologia, que utiliza equipamentos médicos e de informática, permite que o paciente seja avaliado no município onde vive por uma equipe de médicos especialistas da capital, em sistema telepresencial.

De acordo com o diretor do Francisca Mendes, Pedro Elias, o objetivo é tornar mais ágil o atendimento dos que precisam de exames e consultas em especialidades ainda não disponíveis no interior, e evitar o deslocamento de pacientes e acompanhantes para a capital.

O primeiro município a receber a Telecardiologia do HUFM será Parintins. A previsão é de que o programa esteja implantado até o final de maio. Após a implantação, uma vez por semana, uma equipe formada por três cardiologistas do Francisca Mendes fará o atendimento de pacientes selecionados pelas unidades de saúde.

No município, o processo será conduzido por um clínico geral, que irá contar com um eletrocardiógrafo, um computador equipado com um programa especial para transferência de dados complementares e com um equipamento de videoconferência, que vai permitir o uso de som e imagens em tempo real. A estrutura permitirá a avaliação on line do paciente.

O cardiologista José Wilson, que coordena o programa, explica que o médico que presta assistência ao paciente no interior irá relatar os sintomas, a história e dar todas as informações sobre o exame clínico realizado antecipadamente. Ele também irá encaminhar o resultado de exames laboratoriais e radiológicos. “A partir daí iremos discutir o caso e chegar a uma conclusão”, explica.
José Wilson destaca que a participação do profissional do município é fundamental. “A assistência por telemedicina envolve necessariamente o médico local. Não se trata apenas de transferência de dados”.

A teleconsulta será agendada previamente e o objetivo do Hospital Francisca Mendes é atender, além dos moradores do próprio município, pacientes que residem nos municípios do entorno.

O programa tem o apoio da Prefeitura de Parintins e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que mantém o projeto de Telemedicina com instituições públicas de saúde, por meio do Programa Nacional de Telesaúde.

Pedro Elias informa que o Hospital pretende estender o sistema para outras especialidades, como a ginecologia. “Esta é uma solução para atender demandas de complexidade maior que a oferecida pelos municípios, com a vantagem da rapidez e do baixíssimo custo”, explica.

Para o diretor, este tipo de ferramenta também é um incentivo para que o médico permaneça no interior do Estado, onde as distâncias e as dificuldades de acesso interferem na fixação do profissional, principalmente médicos especialistas. Ele diz que o sistema beneficia o paciente e também o profissional, que tem mais segurança por contar com o apoio de um centro especializado.

O Hospital Universitário Francisca Mendes integra a rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), mas é administrado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A unidade é referência em Cardiologia no Estado e realiza, em média, 60 cirurgias cardíacas por mês, além de oferecer consultas e exames especializados.

______________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327