Amazonas vacinou 42% dos idosos

Um total de 70.844 idosos já foram vacinados contra a gripe no Amazonas, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O número representa 42,07% da meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em Manaus, mais de 45 mil idosos foram imunizados, o que representa aproximadamente 54,33% da meta.

A campanha de vacinação dos idosos teve início no último dia 26 e vai até 9 de maio nas sedes municipais. No interior, será mantida até o final de maio, para que sejam alcançadas as áreas remotas e de difícil acesso, onde vive parte da população do Estado. O objetivo da campanha é reduzir o risco de contaminação pelo vírus influenza (causador da gripe) e as internações e mortes por complicações da doença.

Todas as pessoas com idade superior a 60 anos devem tomar a vacina. Quem ainda não se vacinou pode procurar os centros de saúde municipais e os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), que funcionam diariamente das 7h às 17 horas.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Izabel Nascimento, acredita que o Estado deva ultrapassar a meta de vacinar no mínimo 80% da população. “A série histórica dos últimos cinco anos mostra que sempre vacinamos mais de 80% e esse ano queremos chegar aos 100%”, declara.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), desde o início das campanhas contra a gripe, em 1999, o Amazonas vem aumentando o número de idosos imunizados. Em 2007 mais de 149 mil pessoas foram vacinadas correspondendo a 90,8% da meta mínima.

Além da vacina contra a gripe estão sendo oferecidas vacinas contra difteria e tétano para os idosos que ainda não tomaram as três doses indicadas ou que necessitam de reforço. Além disso, os idosos hospitalizados ou internados em casas geriátricas e asilos poderão ser imunizados para o pneumococo, agente causador da pneumonia bacteriana, caso não tenham sido vacinados nos últimos cinco anos. A vacina contra febre amarela também está sendo oferecida para os idosos que residem em área de risco epidemiológico.

______________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327