Saúde do Trabalhador capacita Garantido
O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) montou um cronograma de capacitação para os trabalhadores do Boi-bumbá Garantido, em Parintins. A saúde e a segurança do trabalhador são os temas apresentados pelas equipes do Cerest aos integrantes do boi-bumbá que atuam nos preparativos e na execução da festa realizada todos os anos no final do mês de Junho.
A capacitação é resultado de uma ação realizada em 2007, pela equipe do Cerest em parceria com o Ministério Público Estadual, quando foram realizadas inspeções aos galpões da agremiação para verificar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores. Na ocasião foram detectadas irregularidades e a direção do boi-bumbá foi orientada a corrigi-las, o que não foi verificado no período determinado pelo Ministério Público.
Pelo descumprimento o boi-bumbá foi multado, devendo repassar ao Cerest o valor de R$ 20.000 (vinte mil reais), no primeiro trimestre de 2008. A direção do Centro decidiu utilizar a verba realizando cursos de capacitação e conscientização para os trabalhadores da agremiação. “O trabalhador precisa ter consciência dos seus direitos e também dos deveres, só assim poderá cobrar e exerce-los”, destaca o coordenador estadual de saúde do trabalhador, Augusto Albuquerque.
A primeira etapa da capacitação foi realizada na primeira semana de abril e outras duas estão previstas para os meses de maio e junho, antes da realização do festival. De acordo com o coordenador, a capacitação tem como objetivo principal a prevenção. “Nós estamos ensinando como utilizar os equipamentos de proteção, como prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, tudo de forma prática e simples”, declara.
O coordenador também informa que o Cerest desenvolve um projeto específico para os trabalhadores dos bois-bumbás de Parintins, voltado para a prevenção nas áreas de saúde e segurança dos trabalhadores. Ele destaca ainda que há um termo de ajustamento de conduta firmado com a diretoria das agremiações através do qual fica estabelecido que elas devem manter todas as suas obrigações para com os trabalhadores.
_________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327