FVS capacita pediatras para casos de dengue

Médicos pediatras da rede de saúde e cooperativas estão participando de treinamento para o atendimento de crianças com suspeita de dengue, em Manaus. A iniciativa é da Fundação de Vigilância de Saúde (FVS) e deve envolver um total de 150 médicos, divididos em três turmas. As aulas acontecem até sexta-feira (28), a partir das 19 horas, no auditório da Escola Superior de Tecnologia da UEA. Com o novo treinamento chega a 1,1 mil o número de profissionais de saúde da rede pública e privada capacitados pela Fundação desde o início do ano.

De acordo com o diretor técnico da FVS, Bernardino Albuquerque, o percentual de casos de dengue entre crianças está aumentando, tanto no Amazonas quanto no restante do país. “Houve redução da suscetibilidade da população adulta em relação dengue, já que as pessoas se tornam imunes após o contato com o vírus”, explica.

Segundo ele, o Ministério da Saúde também trabalha com a hipótese de que algumas cepas do vírus acometam mais as crianças e, ao mesmo tempo, determinem mais casos de dengue hemorrágica. “Por isso é importante os profissionais, principalmente os das unidades de urgência, estarem em alerta para os sintomas da doença e para medidas de controle rápidas”. Dos 55 casos de dengue hemorrágica confirmados até o momento, cerca de 70% foram registrados em crianças.

Estudos de monitoramento da FVS mostram que o vírus da dengue predominante no Estado atualmente é o tipo 3, mas houve também o retorno do tipo 2, cuja circulação foi restrita nos últimos anos. Há 1.221 casos suspeitos de dengue notificados este ano, número já superior ao total de casos confirmados durante o ano passado.

Para evitar uma nova epidemia e reverter a tendência de criança – no Estado ocorrerem três, nos anos de 2003, …… – o governo do Amazonas está trabalhando nas áreas de maior risco de transmissão, na chamada Operação Impacto. As ações estão sendo desenvolvidas desde o dia 25 de fevereiro em mais de 40 bairros das zonas Leste, Norte e Oeste, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e secretarias estaduais e municipais de saúde, educação e limpeza urbana.

Os resultados do primeiro mês da Operação serão divulgados neste sábado, às 9 horas, na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – (92) 3643-6327