Combate à dengue já atingiu 33 mil imóveis

Aproximadamente 33 mil imóveis das zonas Norte, Leste e Oeste foram visitados por agentes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e Aeronáutica entre os dias 25 e 29, durante a primeira semana das ações da Operação Impacto contra a dengue, promovida pelo Governo do Estado.

O balanço das ações foi apresentado na manhã desta segunda-feira (03) pelo diretor presidente da FVS, Evandro Melo e por representantes das instituições parceiras. O objetivo da Operação é reduzir a quantidade de mosquitos transmissores na capital e evitar uma epidemia da doença.

De acordo com Evandro, as equipes eliminaram 44 mil depósitos que serviam para acúmulo de água e proliferação do Aedes aegyti, transmissor da dengue, e trataram outros 22 mil, incluindo caixas d’água e cacimbas. Para combater o mosquito adulto, as equipes aplicaram fumacê em 1,8 mil quarteirões, o que equivale a 79 mil imóveis.

Também foram treinados 269 educadores de 67 escolas da rede pública, que atuarão como multiplicadores das informações sobre prevenção à dengue. Nos bairros onde as ações estão sendo realizadas um carro de som está sendo usado como apoio para informar e sensibilizar a população.

O trabalho de conscientização feito pelos agentes nas visitas casa-a-casa gerou um aumento de 4,1% na coleta diária de lixo e no descarte de pneus velhos. “A população está respondendo de forma positiva às ações”, garante Evandro Melo.

Fechados – Segundo o presidente, do total de imóveis visitados, 241 não puderam ser inspecionados para identificação de possíveis criadouros do mosquito da dengue porque os moradores recusaram a entrada dos agentes. Também foram encontrados 8,6 mil imóveis fechados. Em casos como esses, a FVS, em parceria com a Prefeitura, vai solicitar que o Ministério Público do Estado notifique os proprietários. “Eles serão obrigados a colaborar porque trata-se de uma questão de saúde pública”.

Evandro Melo informou que até o fim das ações previstas pela Operação Impacto, em 25 de abril, devem ser visitados 374 mil pontos residenciais e comerciais. A população sensibilizada deve ser de 1,3 milhão de pessoas. Após esse período, mais 304 agentes que já estão em fase de treinamento, entram em campo para substituir os voluntários das Forças Armadas e do Corpo de Bombeiros. “A missão da equipe será dar sustentabilidade às ações”, revisitando as casas e mantendo as atividades de rotina.

Ele também anunciou um aumento de até 90% na aplicação do fumacê, em função da aquisição de 23 novos equipamentos, sendo 19 para uso portátil e quatro para uso em veículos, que entraram em funcionamento nesta segunda-feira.

Sem epidemia – Manaus esteve fora da epidemia nacional de 2007, mas vem apresentando números elevados de casos suspeitos desde o início deste ano. Entre janeiro e fevereiro deste ano foram confirmados 468 casos de dengue clássica e 18 de dengue hemorrágica. Nenhuma morte foi registrada no Estado.

Dengue 4 não chegou ao Brasil

O diretor presidente da FVS, Evandro Melo, afirmou que o sorotipo 4 da dengue ainda não chegou ao Brasil, embora já esteja em circulação da Venezuela. Ele explicou que todos os casos suspeitos de dengue em pessoas que visitaram o país vizinho estão sendo investigados. “Não podemos impedir que o vírus entre no país. Uma pessoa infectada leva até sete dias para apresentar os primeiros sintomas.” No ano passado 50 pessoas vindas da Venezuela tiveram suspeita de dengue, mas em nenhuma delas a doença foi confirmada.

Evandro também destacou que a dengue hemorrágica não é causada por um tipo específico de vírus. “É uma reação exacerbada à doença e depende do organismo de cada um e não do tipo de vírus.”

Estudo – Para saber o perfil da população de Manaus em relação à dengue, a FVS está realizando um inquérito sorológico inédito. Durante os últimos dois meses foram colhidas 1.350 amostras de sangue que serão enviadas para a Universidade de São Paulo, para análise sorológica. “Com isso, saberemos quantas pessoas tiveram dengue em Manaus e os tipos mais prevalentes, por bairro, o que vai facilitar a definição das nossas estratégias de controle”.

Bairros que serão visitados nesta semana

Cidade de Deus I
Alfredo Nascimento I
Monte das Oliveiras I
Conj. Cidadão I
Conj. Vila Real
Conj. Canarana I (Cidade Nova III)
Riacho Doce III
Núcleo 08 (Cidade Nova III)
Núcleo 09 (Cidade Nova III)
Núcleo 23 (Cidade Nova IV)
Nossa. Sra. de Fátima I
Mutirão Amazonino Mendes II
Mutirão Amazonino Mendes I
Santo Agostinho
Compensa 2
Vila da Prata
Compensa 1

_________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – (92) 3643-6327