Região Norte discute violência e saúde pública

Os estados da Região Norte estarão reunidos nos próximos dias 14 e 15, em Manaus, para discutir o impacto da violência no setor Saúde e trocar experiências bem sucedidas no controle, prevenção e assistência às vítimas.

As discussões irão ocorrer no Seminário Regional “Violência: Uma Epidemia Silenciosa”, promovido pelo Conselho de Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com apoio das secretarias de saúde estaduais, Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Unicef e outras organizações internacionais com experiência no enfrentamento do problema.

O evento é um dos cinco seminários que serão realizados nas diversas regiões brasileiras até o final de março, quando acontecerá um seminário nacional sobre o tema.

O objetivo das discussões é inserir a violência (contra si mesmo, interpessoal e coletiva) como um problema de saúde pública na agenda de prioridades do SUS e elaborar um documento com propostas concretas de ação para aplicação em todo o Brasil.

Estudos do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) apontam para gastos no país de quase R$ 4 bilhões por ano apenas para o tratamento das vítimas da violência, incluindo os casos de agressão e acidentes de trânsito. Os custos totais da violência são estimados em 92 bilhões ao ano (5% do PIB nacional).

Em média, morrem todos os dias 250 pessoas vítimas de homicídio, suicídio e acidentes de trânsito.