Susam orienta pessoas febris a procurar SPAs

A fim de evitar sobrecarga nos grandes pronto-socorros da capital durante o período do carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) orienta a população a buscar um dos sete Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) em caso de febre e outros problemas considerados urgências simples. A secretária executiva de Assistência à Saúde da Capital, Luiza Mendonça, informa que os SPAs estão preparados para dar assistência nestes casos e fazer a transferência do paciente para uma unidade de maior complexidade, caso necessário.

Os SPAs funcionam 24 horas, inclusive em fins de semana e feriados, e contam com equipes de médicas nas áreas de clínica geral, pediatria e cirurgia. Os SPAs São Raimundo, José Lins (Redenção) e Eliameme Mady (Galiléia) contam também com ortopedistas. As sete unidades realizam desde o atendimento clínico até pequenas cirurgias e mantêm, cada um, 20 leitos para internação de curta permanência (até 48 horas).

“É importante lembrar que os pronto-socorros destinam-se a atender casos realmente graves”. A secretária destaca que a sobrecarga nestas unidades gera demora no atendimento e dificuldades de trabalho para os profissionais. “As direções dos pronto-socorros relatam que um volume excessivo de pessoas com sintomas de viroses, resfriados ou dengue procura as unidades, gerando alta demanda”.

Luiza Mendonça esclarece que casos como dores agudas, pequenos cortes, queimaduras ferimentos, mordidas de animais, quedas, furadas de prego, diarréias, vômitos, febres devem ser atendidos nos SPAs, que também oferecem serviço de troca de curativos, nebulizações e troca de sonda.

Para os pronto-socorros devem ser encaminhadas as vítimas de trauma causado por acidentes graves de trânsito e agressão física, os que sofreram queimaduras extensas, as vítimas de arma branca (estilete, faca, terçado, canivete, punhal, espeto e outros) e de arma de fogo (revólver, pistola, espingarda e outras), e ainda os casos de envenenamento, ingestão de corpo estranho (moedas, bolas de gude, botões, espinhas de peixe), afogamento, choque elétrico, mal-estar súbito (desmaio), dores intensas e repentinas e suspeita de infarto.

Serviços de Pronto-Atendimento (SPA’s)
SPA Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1
SPA Coroado – Avenida Beira Mar, Nº 122, Coroado
SPA Zona Sul – Rua Bento José de Lima, Nº 33, Colônia Oliveira Machado
SPA Joventina Dias – Rua T-6, n.º 33, Compensa III
SPA Eliameme Mady (Zona Norte) – Av. Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras
SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, s/n – São Raimundo
SPA José Lins (Redenção) – Rua Maracanã, s/n – Redenção

______________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – (92) 3643-6327