Usuários do Caps participam do Carnaval

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Silvério Tundis irão para a avenida defender as cores verde e branca do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Ipixuna. A escola, que atualmente pertence ao grupo de acesso 2, convidou os pacientes para desfilar na ala de convidados, abrindo o Carnaval de Manaus, na sexta-feira, 01, no Centro de Convenções, Sambódromo.

A participação dos usuários do Caps no Carnaval é resultado de uma parceria firmada entre a coordenação do Programa Estadual de Saúde Mental, a escola de samba e a comunidade do bairro de Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, onde a unidade está localizada. “É uma parceria saudável, que facilita o nosso trabalho de promover a inserção dos pacientes na sociedade”, explica a diretora Lourdes Janete.

Os usuários participaram de todo os preparativos para colocar a escola na Avenida do Samba. Foi montado um pequeno atelier dentro do Caps, onde estão sendo confeccionadas as fantasias que serão utilizadas durante o desfile. Os usuários foram convidados a realizar este trabalho juntamente com a comunidade e os integrantes da escola. “Eles vêm pra cá todos os dias, passam o dia colando adereços, confeccionando chapéus, batas. Vamos fazer bonito no desfile”, conta o artesão Clovis Rodrigues, coordenador do projeto no Caps.

Os usuários também são os responsáveis pela confecção de suas próprias fantasias. Segundo o artesão cada um recebeu o material necessário e pode usar sua criatividade para fazer suas roupas e adereços. “A escola deu todo o material e eles puderam criar aquilo que querem mostrar na avenida”, explica.

Segundo a diretora do Caps a atividade dentro da unidade é importante porque quebra paradigmas e preconceitos por parte da sociedade com relação aos pacientes portadores de transtornos mentais. “Nós estamos dando aos usuários a oportunidade de fazer uma atividade artística e a comunidade, de poder conviver com esses pacientes e perceber que eles são seres humanos, com necessidades especiais”, destaca.

O vice-diretor da escola de samba, Bosco das Letras, destaca que essa é uma parceria inédita e que deve continuar nos próximos anos. “A escola sempre teve a preocupação com a área social e pretendemos nos engajar nesta luta, buscando a socialização dessas pessoas”, destaca. Ele espera que a escola possa sair vencedora e passar ao grupo de acesso 1, com a ajuda do pessoal do Caps.

A usuária Eliana Uchôa participou da confecção das fantasias e conta que vai para a avenida junto com sua família, brincar o carnaval e defender as cores da escola. “A festa do Carnaval é linda, tudo é alegria e é disso que precisamos para viver”, declara.

A direção do centro irá colocar um ônibus a disposição dos usuários e seus familiares para fazer o transporte de ida e volta no dia do desfile.

Ensaio geral – Está marcado para esta quarta feira (30), a partir das 17h, o último ensaio geral do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Ipixuna. A concentração será na frente do Caps, de onde os foliões sairão pelas principais ruas do Bairro Santa Etelvina, reproduzindo aquilo que será apresentado na avenida na sexta-feira. Todos os usuários do Caps serão convidados a participar da atividade.

________________________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327