Ana Braga ajuda a arborizar a cidade

Ana Braga já distribuiu mais de
4 mil mudas de plantas frutíferas

O projeto “Plante o futuro” da Maternidade Estadual Ana Braga já distribuiu 4.240 mudas de plantas frutíferas para as crianças que nascem na unidade. Pioneiro, o projeto foi implantado na maternidade em maio de 2007 e tem o objetivo de contribuir com a arborização da cidade e com a formação da consciência ambiental da população.

Cada bebê nascido na maternidade recebe de presente, na hora da alta médica, uma muda de árvore frutífera típica da região e a mãe é orientada a plantá-la no quintal de sua casa ou em uma área onde a criança possa acompanhar seu crescimento. “A idéia é que a árvore cresça junto com a criança”, explica a diretora administrativa da maternidade, Adelaide Setúbal.

A adolescente Vanessa Rabelo de Castro, 16, mãe da pequena Kamille Vitória Rabelo de Castro, de 8 meses, foi uma das primeiras a receber a planta, uma mangueira. A muda foi plantada no quintal da casa onde mora e é cuidadosamanente tratada por toda a família. “Minha mãe sempre coloca adubo na planta e já colocou outras plantinhas ao redor da mangueira da Kamille”, conta Vanessa.

Ela espera que no futuro a planta possa dar muitos frutos e que a pequena Kamille possa comer muitas mangas da árvore que ganhou na maternidade. Elas moram no bairro São José II e a jovem mãe acredita que já contribuiu para melhorar a qualidade de vida no bairro, plantando uma árvore.

Junto com a árvore cresce a consciência ecológica de todos na família. “Depois, quando terminarmos a construção da casa, iremos plantar outras árvores frutíferas em nosso quintal”, destaca a avó de Vanessa, Tereza Rabelo Santana, 65 anos.

Para a Adelaide esse é retorno esperado com o projeto. “Nossa meta é contribuir com a arborização da cidade, mais especificamente da zona leste, que é onde nós estamos trabalhando, e sabemos que esse objetivo está sendo alcançado gradativamente”, destaca.

O projeto é pioneiro em Manaus e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que faz a doação das mudas para que a maternidade possa presentear os recém-nascidos. Para este ano a previsão é que sejam distribuídas 8.400 mudas na maternidade.

A Ana Braga é a maior maternidade da rede estadual, sendo referencia para o atendimento de pacientes com gravidez de alto risco em todo o estado. A unidade possui capacidade instalada para realizar até quartos simultaneamente e possui 90 leitos de alojamento conjunto. Também são garantidos os serviços essenciais e de apoio, que inlcuem desde a Unidade de Terapia Intensiva até os albergues para alojar mães de bebês que precisam de internação após o parto. A maternidade realiza uma média de 700 partos por mês.