Unidades preparadas para o fim de ano

As unidades de saúde que realizam o atendimento de urgência e emergência esperam um acréscimo de até 30% no número de atendimentos durante as festividades de final de ano. Para atender a demanda excedente, as unidades estaduais estão montando esquemas especiais de plantão e articulação com as equipes de remoção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No Hospital e Pronto-socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, o maior de Manaus, haverá reforço na equipes de cirurgiões e de técnicos de enfermagem, o que garantirá maior agilidade e resolutividade no atendimento aos pacientes. “Estaremos preparados para um possível aumento no número de atendimentos”, explica o diretor do pronto-socorro, Joaquim Alves Barros Neto.

O diretor informa ainda que serão providenciados leitos de internação em outras unidades da rede para os pacientes que precisarem de acompanhamento médico após o atendimento de urgência e emergência. “Essa medida tem o objetivo de garantir maior conforto aos pacientes e evitar a sobrecarga no pronto-socorro”.

No Pronto-socorro 28 de Agosto os plantões serão mantidos com equipes especializadas para atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidades. “Nós somos referência para atendimento dos casos mais graves e esse serviço estará garantido durante as festas de final de ano”, explica o diretor César Cortez.

Todas as unidades de saúde que realizam o atendimento de urgência e emergência estarão articuladas com as equipes de remoção do Samu, para facilitar o acesso dos pacientes ao atendimento.
Segundo o secretario de estado da saúde, Wilson Alecrim, o aumento na demanda nas unidades de saúde é resultado principalmente do excesso de consumo de álcool, que tem como conseqüências principais o aumento da violência no transito, com graves acidentes, e da violência física, com muitos casos de ferimentos por arma de fogo e arma branca. “O ideal seria que as pessoas não se excedessem em suas comemorações e que todos pudessem festejar com tranqüilidade”.

Alecrim destaca que nos casos mais simples, como desmaios, dores e hipertensão, a população deve buscar atendimento nos SPA’s, que possuem infra-estrutura e equipes profissionais capacitadas para realizar este tipo de atendimento. Apenas os casos mais graves devem ser encaminhados para os grandes pronto-socorros.

Atualmente, sete SPAs funcionam 24 horas, nas quatro zonas geográficas da cidade. Nestas unidades são atendidos adultos e crianças. Os Serviços contam com equipes de clínica geral, cirurgia, pediatria e ortopedia, além de apoio ao diagnóstico, como raio X e laboratório de análises clínicas.

Unidades que estarão funcionando 24h (para atendimento de urgência e emergência), durante o feriado:

Serviços de Pronto-Atendimento (SPA’s)
SPA Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1
SPA Coroado – Avenida Beira Mar, Nº 122, Coroado
SPA Zona Sul – Rua Bento José de Lima, Nº 33, Colônia Oliveira Machado
SPA Joventina Dias – Rua T-6, n.º 33, Compensa III
SPA Eliameme Mady (Zona Norte) – Av. Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras
SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, s/n – São Raimundo
SPA José Lins (Redenção) – Rua Maracanã, s/n – Redenção

Prontos-Socorros
Adultos
Pronto Socorro 28 de Agosto – Rua Recife, Nº 1581, Adrianópolis
Pronto Socorro Dr. João Lúcio Machado – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Aleixo
Pronto Socorro Platão Araújo – Avenida Autaz Mirim, s/n – Jorge Teixeira

Infantis
PS da Criança da Zona Leste – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Aleixo
PS da Criança da Zona Sul – Rua Codajás, Nº 26, Cachoeirinha
PS da Criança da Zona Oeste – Av. Brasil, s/n, Compensa I

Maternidades
Ana Braga – Alameda Cosme Ferreira, s/n – São José I
Balbina Mestrinho – Rua Duque de Caxias, s/n – Praça 14
Nazira Daou – Avenida Camapuã, 108, Q/316, Núcleo 9, Cidade Nova II
Azilda Marreiro – Avenida Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras – Galiléia II
Alvorada – Rua 07, s/n – Alvorada I

_________________________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327