Vacinas para todas as idades

Antes de ir para casa as crianças que nascem nas maternidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Amazonas recebem as primeiras doses das vacinas, dando início ao esquema de imunização que objetiva protegê-las contra várias doenças durante a infância e a fase adulta.

O calendário básico de vacinação começa a ser preenchido nas primeiras horas de vida, com as vacinas contra a Hepatite B e contra as formas graves de tuberculose (BCG). Ainda durante o primeiro ano, o calendário prevê a aplicação da Sabin (contra o vírus causador da poliomielite ou paralisia infantil), a da Tetravalente, que em três doses, proteção contra a difteria, tétano, coqueluche e meningite.

Antes de completar o primeiro ano, as crianças também devem ser vacinadas contra o rotavírus e a febre amarela e devem receber as três doses da tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola, síndrome da rubéola e caxumba. “No período de janeiro a outubro deste ano, nesta faixa etária, foram vacinadas 414.763 crianças em todo o estado, sendo 215.540 nas unidades de saúde da capital. Essas crianças estão protegidas por toda a vida”, garante a coordenadora estadual do PNI, Izabel Nascimento.

Os números representam um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vacinadas 395.519 crianças em todo o estado e 200.067 somente em Manaus.

Izabel explica que após o primeiro ano de vida, o calendário recomenda que a criança receba a dose da tríplice bacteriana, que reforça a proteção contra a difteria, tétano e coqueluche. Nessa categoria foram vacinadas 63.456 crianças em todo o estado, sendo 30.801 apenas em Manaus, no período de janeiro a outubro deste ano.

Os adolescentes, com idade entre 11 e 19 anos, também possuem um calendário básico de vacinação que contempla doses de reforço para as vacinas contra difteria, tétano e febre amarela. “Esse esquema vale para aqueles adolescentes que apresentam o cartão de criança completo. Os que não possuem o documento começam o esquema do zero”, explica Izabel Nascimento.

Após os 20 anos de idade ainda são recomendadas doses reforço das vacinas contra difteria, tétano e febre amarela. As mulheres em idade fértil, de 12 a 49 anos, devem receber as doses da dupla viral adulta que protegem contra a difteria e o tétano. A vacina contra a febre amarela deve ser renovada a cada dez anos após a última dose.

As pessoas com idade superior a 60 anos também possuem cartão de vacinas que deve estar atualizado. Para esta faixa etária são obrigatórias as vacinas contra pneumonia causada pelo pneumococo, com dose única e contra a gripe com dose anual. Para atender essa faixa etária é realizada uma campanha nacional, com mobilização em todo o país. Este ano, no Amazonas, foram imunizados 145.911 idosos no estado, sendo 80.504 em Manaus.

Novidade – O Programa Mais Saúde lançado no último dia 5 pelo Governo Federal incluiu no calendário básico duas novas vacinas, a conjugada contra Meningoco C, que garante proteção contra meningite e a que evita infecções penumococócicas. Também será ampliada a população-alvo para vacina contra rubéola e sarampo, com oferta de 80 milhões de doses de Dupla-Viral em 2008.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327