Estado amplia acesso à saúde no interior

Novas unidades de saúde, novas ambulâncias, realização de cirurgias e oferta de exames para diagnóstico e tratamento de doenças são algumas das principais ações realizadas pelo Governo do Estado nos municípios do interior durante o ano de 2007, de acordo com balanço da Secretaria de Estado da Saúde. “As medidas ampliaram o acesso da população aos serviços de atenção em saúde e consequentemente melhoraram a qualidade de vida”, avalia a secretária adjunta de Assistência à Saúde do Interior, Heliana Feijó.

A secretária cita o funcionamento de dois novos hospitais, voltados para as necessidades das 63 mil pessoas que residem nos municípios de Manicoré e Rio Preto da Eva. As novas unidades foram construídas e equipadas nos padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para todo o país.

Os novos hospitais funcionam 24 horas com atendimento nas áreas de urgência e emergência e oferecem acompanhamento médico em clínica geral, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, além de serviços de apoio ao diagnóstico com exames laboratoriais, raio x e ultra-sonografia.

A Secretaria também promoveu mutirões de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade beneficiando 604 pacientes em 14 municípios. As cirurgias são realizadas nas unidades de saúde dos próprios municípios, onde é oferecido todo o atendimento pré e pós-operatório aos pacientes.

Durante os mutirões também são oferecidos exames de endoscopia digestiva alta, que detecta doenças do aparelho digestivo como a gastrite e o câncer de esôfago e estomago. No total 492 pacientes foram beneficiados com a realização deste exame.

Heliana Feijó informa ainda que foram realizados ao longo deste ano 22 mil exames de eletrocardiograma pelo sistema de telemedicina, que permite a conexão on line dos profissionais que trocam as informações necessárias para a realização do exame. O recurso evita que os pacientes precisem se deslocar até a capital para realizar o exame e também permite a constante atualização dos profissionais que trabalham no interior.

O apoio ao transporte dos pacientes transferidos para as unidades de referência na capital também foi ampliado em 2007. A Susam mantém duas ambulâncias de suporte básico de vida, com base na sede da Secretaria e no porto da Ceasa, exclusivas para o transporte desses passageiros. Durante todo o ano foram realizadas mais de duas mil remoções. Ainda no setor de transporte foram entregues duas novas ambulâncias para os municípios de Parintins e Manacapuru.

Além disso, os investimentos também garantiram o reforço nas ações de atenção básica com a entrega de 2 mil motores do tipo rabeta para os agentes comunitários de saúde e de endemias, para facilitar o acesso dos mesmos às comunidades distantes. “Os investimentos focalizaram todas as áreas da atenção em saúde, indo desde a atenção básica até a alta complexidade”, resume a Heliana Feijó.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327