Luta contra Aids tem campanha no AM

A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT) fez nesta quarta-feira (21), em Manaus, o lançamento da campanha nacional “Por um Amazonas sem Aids”, como parte das ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, a ser lembrado em 1º de dezembro.

Um evento realizado pela manhã na Escola Estadual Marcantônio Vilaça, na zona Norte da capital, simbolizou a abertura da campanha na capital e no interior. No Amazonas, haverá distribuição de folders e materiais educativos em escolas, blitze de trânsito com a distribuição de kits, caminhadas e shows musicais no dia Mundial de Luta contra Aids.

De acordo com a Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/AIDS) do Amazonas, a faixa etária em que se concentra o maior número de registros, atualmente, está entre 20 e 29 anos, com 1.271 casos (39,07% do total), seguida da faixa de 30 a 39 anos com 1.174 casos (36,09%).

Os números representam um alto índice de contágio na avaliação da FMT. Se for levado em consideração que o longo período assintomático da doença, pode-se afirmar que grande parte desses casos (75,16%) foi adquirida ainda na juventude. Exatamente por isso, as ações desse ano terão grande enfoque nas escolas.

“Iremos trabalhar com o esclarecimento dos jovens na escola sobre a doença. Apesar de tudo, ainda há falta de informação sobre a Aids. Queremos alertar essa garotada sobre a doença. A Seduc e a Semed, nossas parceiras, já desenvolvem alguns projetos nessa linha de educar para se conhecer melhor a doença e vamos enfatizar isso durante a campanha em Manaus e no interior”, ressalta Daniele Souza, da Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Amazonas. Ela acrescentou que a campanha estará presente também em empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM).

Capital

Segundo dados da FMT, Manaus lidera o número de registros da doença no Estado. Dos 3.670 casos identificados até outubro deste ano, 3.280 pessoas infectadas são de Manaus. As nove cidades com maior número de casos, além da capital, são Parintins (77 casos), Tabatinga (47 casos), Itacoatiara (31 casos), Manacapuru (30 casos), Tefé (28 casos), Presidente Figueiredo (23 casos), Iranduba (13 casos), Rio Preto da Eva (12 casos) e Coari (11 casos).

Todos os municípios do interior receberão orientações e insumos de prevenção (material informativo da campanha e preservativo) e realizarão campanha de prevenção e testagem, bem como distribuição de preservativos, palestras, mostras de saúde, blitz de prevenção e outras ações durante a campanha.

“A campanha também tem ações de conscientização no interior do Estado e distribuição de preservativos. Incentivamos também o exame. Praticamente todos os municípios contam com materiais que permitem o teste da doença. Em alguns casos as pessoas vêm para Manaus e em outros recebem o tratamento nos próprio municípios. O importante é que as pessoas procurem fazer o exame para saber o quanto antes se estão infectadas. Muita gente tem o vírus da Aids e não sabe”, alertou Daniele Souza.

A programação da campanha “Por um Amazonas sem Aids” também inclui blitz de trânsito em Manaus nas principais avenidas da zona Norte, Sul, Leste e Oeste, no dia 30 de novembro, em que serão distribuídos kits com preservativos e material educativo sobre a Aids. Os pontos da blitz serão a Torquato Tapajós (próximo à Phillips na zona Norte), no Semáforo do Vivaldão (zona Oeste), na Bola do São José (zona Leste) e na avenida Carvalho Leal próximo à UEA, além do Hospital Adriano Jorge e Fundação Alfredo da Matta (zona Sul).

No Dia Mundial de Combate à Aids haverá uma caminhada que sairá às 16h da Praça da Matriz seguindo até a Praça do Congresso. A caminhada será simbólica para marcar a luta contra o preconceito e contra a Aids, mostrando solidariedade não só às pessoas que vivem com HIV, como também aos deficientes de uma forma geral. Ainda na praça do Congresso, haverá um show musical em homenagem ao Dia Mundial de Combate à Aids, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987 para marcar a luta contra a Aids.

__________________________________
Assessoria de Comunicação da FMT
Três Comunicação