AM vai apresentar panorama da tuberculose

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Irineide Assumpção, apresentará o panorama da evolução da doença no estado nesta sexta-feira (09/11), durante a Oficina de Mobilização e Formação do Comitê Municipal de Combate a Tuberculose e Redução da Co-infecção Tuberculose/HIV.

O evento, que acontece durante todo o dia na sede da Fiocruz, reúne especialista em tuberculose e HIV das esferas estadual e municipal além de representantes do Ministério da Saúde e do Projeto Fundo Global.

De acordo com as estatísticas da coordenação estadual da tuberculose, foram registrados em 2006 em todo o estado 2.162 casos da doença. Desse total 83 casos evoluíram para óbito, o que representa 2,5% dos pacientes. Segundo a coordenadora estadual uma série histórica sobre a doença mostra que desde 1996 o número de casos diagnosticados é de cerca de 2 mil ao ano, com incidência de mortalidade variando entre 2 e 3%.

A coordenadora informa ainda que a preocupação a partir de agora é com os altos índices de co-infecção pelo vírus HIV. “O nosso problema é que os pacientes não realizam o tratamento completo, para garantir a cura e estão contraindo também o vírus da Aids, que baixa a imunidade do paciente, o que pode elevar os nossos índices de mortalidade”, explica.

Para tentar reverter a situação será criado o comitê municipal formado por especialistas no diagnóstico e tratamento tanto da tuberculose quanto do HIV. Esses profissionais deverão realizar estudos com base nas estatísticas das doenças na capital e a partir dos resultados propor ações estratégicas que tenham como objetivo a redução dos casos de tuberculose e a co-infecção pelo HIV, evitando agravos e reduzindo os óbitos.

________________________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327