Amazonas terá novo Banco de Leite Humano

O Amazonas vai ampliar a capacidade de coletar e distribuir leite materno. Um novo Banco de Leite Humano será incorporado à rede estadual de saúde no primeiro trimestre de 2008.

A nova unidade será instalada na maternidade Balbina Mestrinho, na zona Sul de Manaus, considerada referência para gravidez de risco. No novo serviço serão recebidas mães voluntárias que residem nos bairros da região. O leite processado no local será distribuído para bebês internados na própria maternidade e para outras unidades da rede pública e privada.

A criação do Banco – o segundo do Estado – foi solicitada pela Secretaria de Estado da Saúde e aprovada pelo Ministério da Saúde, que fará o repasse dos equipamentos necessários ao processamento total do leite, incluindo a pasteurização. O Governo do Estado vai garantir as instalações físicas e recursos humanos. O treinamento dos profissionais será feito pela Rede Nacional de Bancos de Leite Humano.

O anúncio de instalação do novo Banco foi feito pelo secretário de estadual de Saúde, Wilson Alecrim, em comemoração aos três anos de funcionamento do Banco de Leite Humano do Amazonas. A unidade funciona desde 2004 na maternidade Ana Braga e tem capacidade para processar até 180 litros de leite por mês.

O secretário destacou o papel do leite materno fornecido pelo Banco de Leite na redução da mortalidade neonatal no Amazonas. “Sem dúvida algum, o leite doado a crianças em situação frágil nas UTIs tem importância fundamental para sua sobrevivência”. No Amazonas a taxa de mortalidade neonatal caiu 22% nos últimos cinco anos, saindo de 13,7 para 10,7 mortes por mil nascidos vivos.

Segundo Wilson Alecrim o novo banco de leite pode viabilizar o atendimento de um número maior de crianças e durante um tempo maior. “A meta é chegar a 300 litros mensais e, com isso, atender inclusive os bebês que estão fora das UTIs”.

Até o final deste mês, a Susam deverá receber um representante da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano para a formalização da parceria com o Governo do Estado para a instalação do novo Banco. A unidade do Amazonas foi uma das cinco autorizadas pelo Ministério da Saúde para entrar em funcionamento no país.

Mãe de 25 anos doou mais de 30 litros de leite

Edeneide Soares Barata, de 25 anos, é mãe de Isabela, de apenas três meses. Ela é voluntária do Banco de Leite Humano desde o nascimento da filha. Como produz muito leite, Edeneide alimenta Isabela e doa o excedente diariamente. Em dois meses, doou 30 litros. O leite já foi processado e está sendo utilizado por crianças que não podem ser alimentadas pela própria mãe. Como prêmio, a voluntária recebeu o título de Doadora do Ano de 2007 e uma TV de 29 polegadas. “Quando dôo, penso que minha filha poderia estar na situação dessas crianças”, disse, emocionada, ao receber os agradecimentos do secretário Wilson Alecrim.

Os três anos de funcionamento do primeiro banco de Leite do Amazonas (27 de outubro) deu origem a atividades de esclarecimento e incentivo à doação de leite. “O objetivo é conquistar mais doadoras”, informou o diretor da maternidade Ana Braga. Ele disse que como incentivo à boa alimentação, o Governo do Estado, por meio do CDH, vai começar a entregar, mensalmente, uma cesta básica às mães que estiverem doando leite.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM