Banco de Leite completa três anos

O Banco de Leite do Amazonas completa neste sábado, 27, três anos de funcionamento. Desde sua inauguração foram coletados e distribuídos 4,4 mil litros de leite que garantiram nutrição adequada a 6,8 mil bebês internados em unidades hospitalares do Estado. O aniversário do Banco, que funciona na maternidade Ana Braga, na zona Leste de Manaus, será comemorado nesta sexta-feira, a partir das 16 horas.

Haverá esclarecimento sobre o funcionamento da unidade a mães que residem nas comunidades próximas à maternidade e uma homenagem a voluntária que mais doou leite ao banco durante este ano. A programação vai contar com a participação do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, de funcionários da Secretaria, além de parceiros e colaboradores.

O Banco de Leite atende principalmente bebês prematuros, internados em maternidades e hospitais e que não podem ser amamentados diretamente pelas mães.

A doação de leite é feita por mães voluntárias que estão amamentando e têm leite excedente. Os profissionais do banco dão todas as orientações necessárias para a coleta e também fornecem o vasilhame onde o material deve ser coletado e armazenado.

Antes de ser liberado para os bebês o leite doado passa por rigorosos testes de qualidade e é pasteurizado (processo especial de aquecimento e resfriamento que elimina impurezas). “O banco possui equipamentos e profissionais especializados para processar o alimento garantindo sua qualidade”, enfatiza a coordenadora do Banco, nutricionista Tânia Batista.

A alimentação com o leite materno ajuda as crianças a se recuperarem mais rápido. “Elas ganham peso mais rapidamente e tendem a ficar menos tempo internadas”, esclarece a coordenadora.

Doadoras – Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza leite além do necessário para seu filho, pode se tornar doadora. A coleta do leite pode ser feita no próprio Banco ou em casa. Para isso são fornecidos kits com máscaras, luvas e frascos esterilizados. Profissionais do Banco também orientam sobre a forma correta da ordenha e sobre o armazenamento do leite, até o recolhimento pelo carro da unidade, que faz este serviço semanalmente.

Antes de se tornar doadora efetiva, a mãe voluntária passa por uma avaliação médica, onde é verificado seu estado de saúde no geral e também as condições de saúde do bebê. “Esse procedimento tem o objetivo de garantir que o produto doado é de qualidade e que não vai fazer falta para o filho da doadora”, informa Tânia Batista.

Incentivo – O Banco de Leite também promove o aleitamento materno por meio de ações educativas em maternidades, unidades de saúde, empresas e escolas. O objetivo é informar profissionais e mães sobre os benefícios do leite materno e incentivar a amamentação até, no mínimo, os seis meses de idade. Mães com dificuldades para amamentar também são atendidas pelos profissionais do Banco que tiram dúvidas e ajudam na solução dos problemas.

Com instalações e equipamentos considerados de alto padrão de qualidade, além de profissionais treinados em centros de excelência, o Banco de Leite do Amazonas é, de acordo com o Ministério da Saúde, o Centro de Referência Estadual pelo Programa de Qualidade da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Mais informações sobre a doação e o aleitamento materno pelo telefone 3249-6824, ou, ainda, no Banco de Leite que funciona na Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste de Manaus.