Amazonas realiza Conferência de Saúde

A 5ª Conferência Estadual de Saúde será realizada no Amazonas entre os próximos dias 4 e 6 de outubro, reunindo, em Manaus, usuários, profissionais, gestores e prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do encontro é avaliar o funcionamento do SUS e discutir estratégias de fortalecimento do Sistema nas esferas municipal, estadual e federal.

O resultado das discussões locais será levado para a 13ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, no período de 14 a 18 de novembro, com representantes de todo o país.

De acordo com o coordenador geral da Conferência Estadual, Joaquim Barros Neto, 51 dos 62 municípios amazonenses realizaram as etapas municipais da Conferência entre os meses de junho e agosto. Foram eleitos 316 delegados para a etapa estadual e destes, 48 irão participar da etapa nacional.

As conferências de saúde acontecem a cada quatro anos e este ano os eixos temáticos são o Desafio para Efetivação do Direito Humano à Saúde no século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento; Política Pública para a Saúde e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde; e A Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde.

A 5ª Conferência Estadual será aberta com o tema A Importância das Conferências no Brasil. O palestrante será o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior.

Vários sub-temas entrarão em discussão durante os três dias de evento, incluindo a saúde como direito fundamental, prioridades para a saúde no século XXI, análise político institucional do SUS e o Pacto pela Vida, assistência social, previdência social e população idosa, políticas públicas e o fortalecimento do controle social.

Joaquim Barros Neto explica que as conferências de saúde são um espaço democrático de discussão de melhorias para o SUS. “Temos a participação de representantes da sociedade civil organizada, ou seja, pessoas que representam a população em diversos segmentos”. Segundo ele, 50% dos participantes das conferências são representantes dos usuários do SUS, 25% são profissionais e 25% são gestores e prestadores de serviços.

A 5ª Conferência Estadual será realizada no auditório da Reitoria da UEA. Nos dias 4 e 5 (quinta e sexta-feira), o evento será realizado das 8h às 18 horas, e no dia 6 (sábado), das 8h às 17 horas.