Platão Araújo realizou 350 mil procedimentos

O pronto-socorro Platão Araújo comemora nesta quinta-feira, 27, seu primeiro ano de atividades, com o saldo de 350 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias. O pronto-socorro, que integra a rede estadual de saúde, funciona no bairro Tancredo Neves, com atendimento 24 horas nas áreas de urgência e emergência de baixa e média complexidade. Os principais usuários são os moradores das zonas Leste e Norte.

A diretora da unidade, Heraldiva Lyra, conta que dos 353 mil procedimentos realizados, 214 mil foram consultas médicas nas diversas especialidades disponíveis. O maior volume de atendimentos, segundo ela, foi de clínica médica, que respondeu por mais de 40% do total, seguidos da pediatria (30%) e ortopedia (10%). Neste período foram feitas 2.525 internações. “Desde o segundo mês de funcionamento trabalhamos com alta demanda”, afirma.

De acordo com Heraldiva atualmente a unidade atende em média 580 pacientes todos os dias. “Além das consultas, são feitos atendimentos nas áreas de enfermagem, pequenas cirurgias, odontologia, radiologia, transfusão de sangue e serviço de remoção assistida”, diz.

As estatísticas do Platão Araújo mostram que as principais causas de atendimento de pacientes adultos são fraturas e ferimentos causados por violência, além de complicações de hipertensão e diabetes. Entre as crianças os problemas mais comuns são os respiratórios, febre e diarréias. As principais causas de internação são pneumonias, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

O Platão Araújo é uma das treze unidades de urgência e emergência da rede pública estadual e um dos seis pronto-socorros instalados em Manaus. É considerado serviço de apoio ao pronto-socorro João Lúcio, o maior da capital e que também funciona na zona Leste.

A unidade possui 64 leitos para internação e 22 para observação, distribuídos em três enfermarias: masculina, feminina e infantil. A unidade oferece atendimento de urgência e emergência em clínica médica, ortopedia, cirurgia geral e odontologia.

Programação – Na programação em comemoração ao primeiro ano de atividades da unidade serão oferecidos serviços aferição da pressão arterial e medição da quantidade de açúcar no sangue, para diagnóstico de diabete e hipertensão. A atividade será desenvolvida durante todo o dia 26, quarta-feira.

No dia 27, pela manhã será realizado um culto ecumênico com a participação das equipes de profissionais que trabalham para o bom funcionamento da unidade e da comunidade em geral.

__________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327