Campanha quer sensibilizar jovens e adultos

Desde ontem (23/09), equipes da Central Estadual de Transplantes e do Banco de Olhos do Amazonas estão visitando shoppings, praças, órgãos públicos e unidades hospitalares. O objetivo é sensibilizar a população para a doação de órgãos e tecidos. A mobilização, que vai até a próxima sexta-feira (28), é motivada pelo Dia Nacional do Doador de Órgãos, 27 de setembro.

De acordo com o coordenador estadual de transplantes, Noaldo Lucena, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) pretende, com a ação, aumentar o número de doações de córnea – tecido já captado no Estado a partir de doador cadáver.

“Nossa capacidade de transplantar córnea é cinco vezes maior que o número de doações. Precisamos da adesão da população”, afirma a diretora do Banco de Olhos, Cristina Garrido. Cerca de 500 pessoas, entre adultos e crianças, dependem do gesto voluntário das famílias, únicas autorizadas a permitir a remoção de córneas após a morte.

Desde que o Banco de Olhos foi criado pelo Governo do Estado, em 2004, foram realizados quase 200 transplantes. “Mas diariamente são inscritos novos paciente, mantendo a lista de espera”, esclarece Cristina.

Para aumentar as doações, equipes técnicas do Banco atuam nos principais pronto-socorros e hospitais de Manaus e, ainda, no Instituto Médico Legal. Para a diretora, a população ainda está se acostumando com a idéia da doação de órgãos. “Por isso o trabalho direto com as famílias é a nossa principal ferramenta”. Cristina diz que manifestar, em vida, o desejo de doar os órgãos torna mais fácil a decisão da família.

Aumento – O número de doações vem aumentando. Em 2004, foram coletadas 22 córneas. Em 2006, foram 102 e, neste ano, apenas nos primeiros 20 dias de setembro deste ano foram captadas 30 córneas.

Cristina Garrido informa que, para a doação, a família do doador ou a unidade de saúde que prestou atendimento deve entrar em contato com o Banco (3301-4789), que desloca uma equipe para o atendimento e remoção do tecido. A captação pode ser feita até seis horas após o falecimento.

Os transplantes são feitos em cinco clínicas de oftalmologia, credenciadas e conveniadas com o SUS.

Além das córneas, o Amazonas já realiza transplantes de rim, a partir de doadores vivos. Somente em 2006 foram realizados 26 transplantes renais. “Nossa capacidade será aumentada com a entrada em funcionamento do laboratório de HLA, que fará os testes de compatibilidade entre doador cadáver e receptor”. A unidade deve entrar em funcionamento em 2008 abrindo a possibilidade para a realização de outros tipos de transplante no Estado, como fígado e coração.

Divulgação e sensibilização sobre doação

Domingo (23/09) – 14h às 18h
Amazonas Shopping, Shopping São José e Praça São Sebastião
Segunda-feira (24/09)
Amazonas Shopping – 10h às 22h
Fórum Henoch Reis – 8h30 às 12h
Policlínica Codajás – 9h às 17h
Terça, Quarta e Quinta-feira (25 a 27/09)
Amazonas Shopping – 10h às 22h
Policlínica Codajás – 9h às 17h
Sexta-feira (28/09)
Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas – 8h30 às 12h
Studio 5 – 10h às 22h
______________________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327